Durante um evento realizado nesta quarta-feira (8), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser um “amante da democracia”, explicando sua escolha de palavras com uma comparação curiosa. Segundo ele, as amantes recebem mais paixão do que as esposas em um casamento, o que reflete sua profunda admiração pelo regime democrático.
A declaração foi feita durante um discurso em que Lula exaltou a democracia como essencial para a liberdade, a cultura, a educação e a igualdade de direitos. “Somente em um processo democrático a gente pode conquistar isso. É por isso que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou um amante da democracia, porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres. E eu sou um amante da democracia porque eu conheço o valor dela”, afirmou.
O evento, marcado por quatro atos simbólicos, lembrou os dois anos do 8 de Janeiro e ocorreu no Palácio do Planalto e na Praça dos Três Poderes. Na ocasião, foram apresentadas 21 obras de arte restauradas, incluindo pinturas, esculturas e itens históricos que haviam sido destruídos durante os ataques de 2023. Assista abaixo!
“Sou um amante da democracia porque, na maioria das vezes, os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres”, diz Lula.
Presidente participou nesta quarta-feira de cerimônia alusiva aos dois anos dos ataques de 8 de Janeiro. pic.twitter.com/9c4vqXH6jO
— Metrópoles (@Metropoles) January 8, 2025