Cláudio Castro (PL) pode renunciar; Saiba mais

direitaonline




O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), estaria considerando deixar o cargo antes da retomada do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para a próxima terça-feira (24).

Segundo relatos de aliados divulgados pelo UOL, a estratégia visa evitar uma eventual cassação. Ainda assim, mesmo com a renúncia, o processo continuará e, em caso de condenação, ele poderá ficar inelegível.

Castro responde a uma ação que apura suposto ‘abuso de poder político e econômico’ durante as eleições de 2022, no caso envolvendo Ceperj e Uerj.

A avaliação entre interlocutores é de que, caso permaneça no cargo até o julgamento, as chances de cassação seriam elevadas — dois dos sete ministros da Corte já votaram pela punição.

A movimentação também envolve o presidente afastado da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), que igualmente é réu no processo eleitoral e teria sido orientado a considerar a renúncia.

Bacellar também enfrenta outra investigação no Supremo Tribunal Federal (STF), relacionada a suspeitas de obstrução de Justiça e vazamento de informações ligadas a apurações sobre o crime organizado.

Ele foi afastado por decisão do ministro Alexandre de Moraes e cumpre medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica.

Nos bastidores, aliados de Castro avaliam que, mesmo diante de uma eventual condenação, ele poderia tentar disputar uma vaga ao Senado nas eleições de outubro, possivelmente com recurso judicial que permita candidatura sub judice.

Outra frente em discussão é a sucessão no governo estadual. Com a saída do vice e a situação de Bacellar, a linha sucessória está comprometida, o que pode levar à realização de uma eleição indireta para um governo-tampão até o pleito regular.

A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, já convocou uma sessão extraordinária para o dia 25, sinalizando a intenção de concluir o julgamento ainda neste mês. E mais: Superior Tribunal Militar (STM) rejeita pedido de Bolsonaro. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: UOL)

Ajude o Direita Online! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Adeus: Haddad deixa oficialmente o Governo Lula

Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quinta-feira (19) que Dario Durigan será o novo ministro da Fazenda, substituindo Fernando Haddad, que deixa o cargo para disputar as próximas eleições. O anúncio foi feito durante a abertura da 17ª Caravana Federativa, em São Paulo, de forma informal, enquanto Lula cumprimentava […]