MST vandaliza loja de vinhos da Salton em São Paulo

direitaonline



O MST vandalizou lojas de vinhos da Salton, em São Paulo, na tarde dessa quarta-feira (8). O grupo enviou apenas mulheres para o ato, que ocorreu na Avenida Pacaembu, zona oeste da capital. O espaço se tornou famoso pelo nome Enoteca Família Salton.

Segundo o grupo, a ação foi um ‘protesto’ contra as vinícolas acusadas de supostamente estarem ligadas às denúncias de trabalho análogo à escravidão, no sul do Brasil: “palavras de ordem e intervenções, o coletivo reforçou a denúncia pública contra as vinícolas ligadas à contratação de mão de obra análoga à escravidão, de trabalhadores nordestinos resgatados na última semana, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul – envolvendo as empresas Salton, Aurora e Garibaldi.”.

 

O MST também alega ser uma denúncia sobre a “produção de riquezas para uma seleta elite agrária e multinacionais frente à precarização e escravização da classe trabalhadora, com a superexploração dos recursos naturais, e obtenção de lucro recorde obtido com exportações de suprimentos para commodities. Enquanto isso, a maior parcela da população passa fome ou vive em condição de insegurança alimentar”.

O Movimento dos Sem Terra também reclama do ‘lucro recorde’ das vinícolas o que, segundo o grupo de extrema esquerda, permitiria às vinícolas de fiscalizarem as condições dos funcionários. A ‘Família Salton’ não se pronunciou sobre os ataques.

A história da Salton começa na Itália, em 1878, quando Antonio Domenico Salton partiu da cidade de Cison di Valmarino, na região do Vêneto, à procura de oportunidades melhores no Brasil. Ele se instalou na colônia italiana de Vila Isabel, hoje conhecida como a cidade de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul.

A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Angelo, João, José, Cesar, Luis e Antonio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano.

Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação “Paulo Salton & Irmãos”, no centro de Bento Gonçalves. Hoje, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas brasileiras e líder na comercialização de espumantes nacionais no Brasil. Clique AQUI para ver o site oficial da empresa e vagas de emprego na Salton.


Fonte: MST
Foto: divulgação MST

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Partido de Bolsonaro (PL) aciona STF contra imposto de Haddad

O Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, ingressou com a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7359, no Supremo Tribunal Federal (STF), em que contesta a alíquota de 9,2% de Imposto de Exportação de petróleo bruto ou de minerais betuminosos. A taxação foi anunciada pelo ministro Fernando Haddad como forma […]