Morre, no Rio de Janeiro, Sergio Rouanet, autor da Lei de Rouanet

direitaonline



O ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet morreu hoje (3) no Rio, aos 88 anos. Ele foi o autor da Lei de Incentivo à Cultura e, juntamente com sua mulher, a filósofa de origem alemã Barbara Freitag, fundou o Instituto Rouanet.

A morte foi comunicada pelo instituto, em nota: “É com muito pesar e muita tristeza que informamos o falecimento do embaixador e intelectual Sergio Paulo Rouanet, na manhã do dia 3 de julho. Rouanet batalhava contra o Parkinson’s, mas se dedicou até o fim da vida à defesa da cultura, da liberdade de expressão, da razão, e dos direitos humanos. O instituto carregará e ampliará seu grande legado para futuras gerações”.

A cremação do corpo de Rouanet está marcada para o próximo dia 5, no Crematório São Francisco Xavier, às 16h. O velório será realizado no cemitério do mesmo nome, localizado no Caju, bairro da zona portuária do Rio, a partir das 14h.

Pai da Lei de Incentivo à Cultura
Foi Sérgio Paulo Rouanet o autor da Lei de Incentivo Fiscais à Cultura, promulgada por Collor em 1991, que autoriza produtores a buscarem investimento privado para financiar iniciativas culturais. Em troca, as empresas podem abater parcela do valor investido no Imposto de Renda.

Perfil
Sergio Rouanet ocupava, há cerca de 30 anos, a Cadeira 13 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Nascido no Rio de Janeiro, em 23 de fevereiro de 1934, Rouanet foi eleito para a ABL em 23 de abril de 1992, na sucessão de Francisco de Assis Barbosa.

Era graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tinha Mestrado em Economia e Agronomia, Ciência Política e Filosofia na USP, onde também doutorou-se em Ciência Política e Medicina.

Além disso, Rouanet destaca-se como tradutor no Brasil do filósofo alemão Walter Benjamin. Ele também elaborou, em 1982, do estudo que influenciou a concepção da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e a constituição da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Gestores Governamentais).

E veja também: Força Aérea derruba avião bimotor que entrou sem autorização no espaço aéreo brasileiro. Clique aqui para ver.


Fontes: Agência Brasil; G1; Instituto Rouanet

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Presidente Bolsonaro posta nota de pesar pela morte de filho de Ronaldo Caiado

o presidente Jair Bolsonaro lamentou, neste domingo (3) à noite, o falecimento do filho do governador Ronaldo Caiado. O chefe do executivo usou as redes sociais para demonstrar sua solidariedade. “Minha solidariedade à família e ao Gov. Caiado pelo passamento de seu filho, Ronaldo Caiado Filho. Não há dor maior […]