Justiça afasta Geraldo Rufino de empresa; interventor apura fraudes

direitaonline

Foto: divulgação; Fonte: Metrópoles




O empresário Geraldo Rufino, conhecido como “catador de sonhos”, foi afastado do comando da JR Diesel, a maior rede de desmanche legal da América Latina, por decisão da Justiça paulista. A juíza encarregada da recuperação judicial da empresa nomeou um gestor de sua confiança para liderar a companhia e ordenou a investigação de possíveis indícios de fraudes em suas contas.

O gestor interventor apresentou um relatório preliminar que destaca suspeitas de crimes falimentares. O documento menciona pagamentos da empresa a familiares e a empresas ligadas à família de Geraldo Rufino, sem aparente vínculo com a JR Diesel. A magistrada, que afastou Rufino no final do ano passado, também determinou a substituição do administrador judicial da empresa devido à quebra de confiança, criticando a “postura displicente” do auxiliar da Justiça em relação a “fundadas suspeitas” de irregularidades na JR Diesel.

A juíza Gilvana de Souza, da 7ª Vara Cível de Osasco, solicitou à Polícia Civil de São Paulo e à Polícia Federal (PF) que enviem inquéritos sobre empresas relacionadas a familiares do empresário para colaborar na investigação de possíveis irregularidades na recuperação judicial. Além disso, a magistrada ordenou que o novo administrador judicial apure a “confusão patrimonial” e o “exercício espúrio de poder sobre outras sociedades”.

O processo de recuperação judicial da JR Diesel está em andamento desde 2016, quando a empresa acumulava uma dívida de R$ 40 milhões com fornecedores e bancos. No ano passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) determinou a falência da empresa, decisão posteriormente cassada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

No último ano, grandes empresas como a JSL, gigante da logística, e a Movidas, do setor de locação de veículos, alegaram dívidas milionárias e acusaram Geraldo Rufino de evadir-se de decisões judiciais que determinavam o pagamento. Essas empresas, que não faziam parte da lista de credores da recuperação da JR Diesel, buscaram a Justiça para reivindicar seus direitos.

Geraldo Rufino iniciou sua vida profissional trabalhando como catador de lixo reciclável e, depois de montar diversos negócios e quebrar algumas vezes, voltou às origens e fundou a primeira e maior empresa de reciclagem de peças de caminhões do Brasil e da América Latina, a JR Diesel. Atua também como palestrante pelo Brasil e é autor do livro ‘O catador de Sonhos’. E veja também: Milei corta quase metade das diretorias da Aerolíneas Argentinas. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Valdemar elogia Lula por escolha de Lewandowski para Ministério da Justiça

Foto: divulgação; Fonte: Folha de SP; Metrópoles O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, elogiou nesta sexta-feira (12) a decisão do presidente Lula (PT) em indicar o ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça. À Folha de SP, o líder do partido de […]