Sete detentos fogem de presídio em cidade do oeste da Bahia

direitaonline



Sete detentos fugiram de uma das celas do Conjunto Penal de Barreiras, no oeste do estado, na madrugada desta segunda-feira (6). Os presos, que já estavam cumprindo suas sentenças, conseguiram escapar de uma área destinada a condenados.

Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap), as circunstâncias da fuga estão sendo apuradas. Procedimentos administrativos estão em andamento, incluindo a contagem de presos.

Conforme apurado pela TV Oeste, afiliada da Rede Bahia na região, com a Polícia Civil local, os detentos teriam serrado a grade e a tela de proteção da cela, fugindo em seguida pelo fundo do complexo penal.

As forças de segurança já foram acionadas, e uma operação foi montada para recapturar os fugitivos. Os detentos que fugiram foram identificados como:

– Maxwel de Jesus Santos, que estava em regime fechado, pelo crime de lesão corporal;
– Victor da Silva Pinto, que estava em regime fechado por receptação;
– James Iure Novais Santos, preso em regime fechado, pelo crime de homicídio;
– Rafael Fagundes de Souza, preso em regime semiaberto, pelo crime de latrocínio;
– Venâncio Aires da Guarda Neto, preso em regime semiaberto, pelo crime de receptação e tráfico de drogas;
– Sandro Henrique Nogueira dos Santos, preso em regime semiaberto, por latrocínio.
– Witalo de Souza Silva, preso por roubo qualificado

Sigilo
O Governo Lula, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, comandado por Ricardo Lewandowski, colocou em sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros em 2023. A informação, requisitada via Lei de Acesso à Informação (LAI) pelo portal Metrópoles, foi negada pela pasta, que justificou ser uma informação de caráter “reservado” por cinco anos.

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senapen), vinculada ao Ministério, alegou que a exposição desses dados poderia colocar em risco a vida, a segurança ou a saúde da população, além de ameaçar a segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares.

A Senapen divulga estatísticas dos presídios brasileiros com base nas respostas ao Formulário de Informações Prisionais, preenchido no Sistema Nacional de Informações Penais (Sisdepen) pelos estados e pelo Distrito Federal. A solicitação dos dados pelo Metrópoles veio após constatar que, nas últimas duas edições, o formulário incluiu perguntas sobre o número de fugas registradas em cada unidade prisional. Nas redes sociais, o ex-presidente Bolsonaro comentou a informação. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: G1)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mais de 1 mil presos são transferidos após penitenciária inundar no RS

Com as enchentes no Rio Grande do Sul, mais de 1 mil presos tiveram que ser transferidos de unidades prisionais alagadas. De acordo com a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Polícia Penal, 1.057 detentos da Penitenciária Estadual do Jacuí foram levados na última sexta-feira (3) para a […]