Facebook deverá indenizar homem que teve WhatsApp fraudado por golpistas

direitaonline



A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal condenou, por unanimidade, o Facebook ao pagamento de indenização para homem que teve o WhatsApp fraudado. A empresa deverá pagar ao autor, R$ 1.500,00, a título de danos morais.

O autor alega que teve sua conta do aplicativo de mensagens fraudada e que os golpistas mandaram mensagens, em seu nome, por todo o Brasil. Os estelionatários, de posse dos dados pessoais, ofereciam cartões de créditos a diversas pessoas com finalidade de obter vantagem ilícita, em detrimento da sua imagem e reputação.

Ao julgar o recurso, a Turma reconheceu que não houve culpa concorrente, tampouco culpa exclusiva por parte do consumidor. Segundo o relator, “restou configurada a falha na prestação dos serviços, uma vez que constatada a fragilidade da segurança da empresa que, no caso, possibilitou a ação de terceiro que utilizou o aplicativo vinculado ao número telefônico da parte autora para enviar mensagens falsas em massa para números de todo o Brasil (…)”.

Por fim, o colegiado considerou o fato de o homem utilizar o celular para trabalho e que a inutilização do aparelho reforçou a incidência de danos morais. “A fraude operada acarreta indignação e angústia que fogem aos meros aborrecimentos do cotidiano, sobretudo diante do descuido com os dados da parte autora, cujo sigilo violado causou-lhe também prejuízos à sua imagem e honra”, explicou o relator. E veja também: PT quer homenagear urna eletrônica na Câmara. Clique AQUI para ver.


Fonte: TJ-DF
Foto: Pixa Bay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

RedeTV demite Sikêra Jr.

A RedeTV! informou aos representantes do apresentador Sikêra Jr. que o programa sairá do ar em 28 de abril deste ano. A notícia é do site especializado “Bastidores da TV” e confirmada pelo jornalista Ricardo Feltrin, do portal UOL. Já a RedeTV! e o apresentador ainda não se manifestaram. Segundo […]