Lula é alvo de protestos em Portugal e imprensa do país repercute

direitaonline



Lula (PT) foi alvo de protestos nesta sexta-feira (18), em seu primeiro dia de viagem a Portugal. O petista teve encontro com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi.

O governo português e o PT não divulgaram a agenda de Lula em Portugal com antecedência justamente por receio de protestos, como acabou acontecendo. As manifestações (contra e a favor) também foram repercutidas na imprensa portuguesa.

“Ainda faltava uma hora para Luís Inácio Lula da Silva chegar para a reunião com o Presidente português e já um grupo de dezenas de manifestantes cantavam em frente ao Palácio de Belém, do outro lado da rua: “Se for preciso a gente acampa, mas o ladrão não sobe a rampa” e “Lula ladrão, vai para a prisão”. Tudo isto sob o olhar atento e próximo de vários elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP)”, escreveu a CNN Portugal.

Já enquanto Lula se reunia com Marcelo Rebelo de Sousa, era possível ouvir os manifestantes do lado de fora do prédio em protesto contra o ex-presidente. Segundo o portal português de noticias Sapo.pt, “os brasileiros empunhavam cartazes, uns de apoio, outros de protesto, mas sem nenhuma violência física registrada”.

“Barreiras de metal separaram os manifestantes vestidos com as cores dos respetivos partidos que apoiam e empunhando cartazes com diferentes mensagens”, diz a reportagem do Sapo. No local foi instalado um cordão policial de isolamento, “apesar de o ambiente ser pacífico, de ambos os lados, sem incidentes registados”.

A CNN Portugal deu a dimensão dos apoios: “Os dois grupos de dezenas de manifestantes – ligeiramente em maior número do lado contra Lula da Silva – tinham menos de cinco metros a separá-los entre si, atrás de grades metálicas e perante um contingente policial reforçado”.

No final da reunião, Lula da Silva e Marcelo Rebelo de Sousa não prestaram declarações aos jornalistas, o que deverá acontecer só depois do encontro com o primeiro-ministro português (Portugal tem regime semipresidencialista, com a figura do presidente e também de um primeiro-ministro. *Há projeto na Câmara dos Deputados para a adoção desse sistema no Brasil).

“Ânimos e assobios que subiram de tom quando, pouco passava das 16:30, o carro que transportava o Presidente eleito do Brasil subiu efetivamente a rampa da residência oficial do Presidente português, constatou a Lusa no local. Os apoiantes de Bolsonaro mantiveram-se em protesto até depois de Lula da Silva ter deixado o palácio presidencial”, disse a CNN.

Clique AQUI para ver a repercussão dos protestos contra Lula hoje (18) em Portugal na imprensa local, porque os portais de notícias portugueses não permitem a incorporação do vídeo em outros sites. E AQUI você assiste à entrevista do repórter português da CNN com manifestantes contra e a favor do petista. E veja abaixo vídeos dos protestos compartilhados nas redes sociais.

 

 

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Gilmar Mendes suspende investigação sobre corrupção e fraudes na FGV

Gilmar Mendes determinou a suspensão das investigações sobre corrução e fraudes na Fundação Getúlio Vargas e integrantes da família Simonsen, que fundou a instituição. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, divulgadas no portal de notícias, na manhã deste sábado (19). A base da decisão do ministro […]