Diante de empresários na China, enviado do governo Lula critica agro brasileiro

direitaonline



Um importante membro do governo Lula lançou críticas nessa segunda-feira (27), na China, ao sistema de produção do agronegócio brasileiro. As informações são do portal Metrópoles.

Presidente da Apex, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o petista Jorge Viana falou, durante um evento em Pequim, a empresários brasileiros e chineses, sobre a pecuária e a produção de grãos no Brasil estarem relacionadas a ‘problemas ambientais’.

“Nós, brasileiros, deveríamos parar de dizer fora do Brasil que o país não tem problema ambiental. Nós temos. Faz muito tempo”, declarou, diante de uma plateia que tinha representantes de grandes empresas do agro nacional e executivos chineses com protagonismo no mercado que é o principal comprador da produção do Brasil.

Ainda segundo a reportagem, Viana disse que dos 84 milhões de hectares desmatados na Amazônia ao longo dos últimos 50 anos, 67 milhões serviram à pecuária e outros 6 milhões ao plantio de grãos.

No evento, o petista ainda afirmou que se todo o setor aderisse à agenda de responsabilidade ambiental, a necessidade de terra para pecuária, por exemplo, cairia para 32 milhões de hectares.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) está coordenando uma comitiva com empresários brasileiros em Pequim, na China. A viagem coincidiria com a primeira ida de Lula ao país neste mandato, mas o planejamento dfoi cancelado pelo quadro de pneumonia divulgado pelo governo.

Ontem (28), Jorge Viana, e diretora de Negócios da Agência, Ana Paula Repezza, acompanharam o grupo em uma série de visitas técnicas às multinacionais chinesas. Ao todo, quase 300 empresários participarão das agendas no exterior.

Já nesta quarta-feira (29), aconteceu o Seminário Econômico Brasil-China, evento organizado novamente pela ApexBrasil. A plateia reuniu autoridades do Brasil e da China, bem como empresários de ambos os países. Foram cerca de 523 participantes. A programação do Seminário Econômico Brasil-China foi voltada para discussões sobre sustentabilidade, tecnologia, inovação, entre outros assuntos estratégicos. Assista abaixo à reportagem da Band sobre o assunto com crítica do apresentador Eduardo Oinegue.

E veja também: Em editorial, Estadão critica lançamento de agência de checagem do Governo Lula. Clique AQUI para ver.


Fontes: Metrópoles; Apex
Foto: Apex

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Tarcísio abre licitação para trem de passageiros entre São Paulo e Campinas

Uma expectativa de décadas do cidadão paulista, enfim, pode se tornar realidade. Isso porque, no último dia 23, o governo Tarcísio deu o mais importante passo até agora para a construção de uma linha de trens de turismo ligando a cidade de São Paulo a Campinas, que está a 90 […]