Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar estadia na embaixada da Hungria

direitaonline



O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu 48 horas para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explique sua visita à embaixada da Hungria, em Brasília. A informação é do advogado do ex-presidente, Fabio Wajngarten, de acordo com reportagem da CNN (assista ao fim da reportagem). O STF confirmou o prazo para a resposta do ministro.

Bolsonaro ficou de 12 a 14 de fevereiro na embaixada. A informação foi revelada pelo jornal americano “The New York Times”. Questionado sobre o objetivo de uma explicação, Bolsonaro disse que: “Algum crime, porventura, venham a investigar”.

“Então, digamos porventura dormir na embaixada, ou conversar com embaixador, algum crime nisso? Tenha paciência, chega de perseguir”, afirmou Bolsonaro. A Polícia Federal (PF) vai investigar a permanência do ex-presidente na embaixada. Alvo de investigações criminais no STF, Bolsonaro não poderia ser preso em uma embaixada estrangeira porque estaria legalmente fora do alcance das autoridades brasileiras.

A defesa de Bolsonaro confirmou que o ex-presidente ficou hospedado na embaixada com o objetivo de manter contatos com autoridades do país. Os advogados afirmam que o ex-presidente mantém bom relacionamento com o primeiro-ministro Viktor Orbán.

“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada, a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações”, diz a nota da defesa.

Os advogados afirmam ainda que quaisquer interpretações que extrapolem essas informações repassadas pela defesa constituem “evidente obra ficcional”, sem relação com a realidade dos fatos e “mais um rol de fake news”. Saiba mais na reportagem abaixo!  E mais: Corretora estima rombo de R$ 90 bi nas contas públicas em 2024. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução vídeo; Fonte: CNN)

 

Também ontem (25), o Itamaraty convocou o embaixador da Húngria no Brasil, Miklós Halmai, para explicar a estada de 2 dias do ex-presidente nas dependências da embaixada durante o Carnaval.

O diplomata conversou com a Secretária de Europa e América do Norte, embaixadora Maria Luísa Escorel, por 20 minutos em Brasília. Segundo informações do ‘Poder360’, Halmai teria tratado com naturalidade a visita do ex-presidente em sua conversa no Itamaraty e não deu maiores explicações sobre os motivos da estada.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputada do ‘PT’ quer cota para mulheres em eventos musicais

O ‘Projeto de Lei 522/24’ estabelece cota de 30% para a participação de artistas mulheres na programação de eventos musicais. Pelo texto, qualquer evento com apresentação musical ao vivo que conte com, no mínimo, três artistas ou grupos na programação deve se enquadrar na reserva de vagas. A proposta prevê […]