Governo Lula quer outra Copa do Mundo, agora de futebol feminino

direitaonline



Assim como fez com a Copa do Mundo de 2014, com Olimpíadas de 2016 e com o Pan-Americano do Rio de Janeiro de 2007, o governo Lula quer mais um grande evento esportivo anunciado em seu governo. A ideia agora é trazer a Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027.

A Fifa anunciou ontem (23) o início do processo de candidatura para definir o país-sede da Copa do Mundo de futebol feminino de 2027. A entidade máxima do futebol mundial informou que “as associações-membro terão até o dia 21 de abril de 2023 para enviarem suas manifestações de interesse em sediar o evento, 2027”.

O processo contará com várias etapas, como a realização de visitas de inspeção aos países candidatos. A decisão final sobre o país-sede da Copa de 2027 será tomada em 17 de maio de 2024, quando será realizada uma votação aberta durante o Congresso da Fifa.

Na terça (21), o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, a ministra do Esporte, Ana Moser, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, receberam em Brasília, representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA).

 

 

O governo de Lula confirmou que pretende apresentar candidatura para ser sede da Copa feminina. Segundo a pasta, a iniciativa está “dentro do compromisso do Governo Federal com o protagonismo feminino como política pública permanente”.

Durante a reunião, Paulo Pimenta justificou que é ‘de interesse público’ a inclusão do tema nas estratégias de governo e avalia a viabilidade das condições de transmissão da competição pela tevê pública.

“Queremos dar destaque às nossas jogadoras. Vamos participar das discussões para esses jogos que estão perto de acontecer e, se houver a oportunidade de transmiti-los, seria uma ótima proposta”, disse o ministro.

A Ministra do Esporte também já havia adiantado o intuito de realizar a Copa no Brasil: “Estamos conversando com os parceiros, com a CBF e desenhando uma possibilidade de o Brasil pleitear a sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027”, disse Ana Moser. “Vamos fazer esse movimento para tentar trazer a Copa do Mundo para o Brasil em 2027”, acrescentou. Entretanto, não foi divulgado pelo governo brasileiro o valor estimado a ser gasto om a realização de mais um evento grande evento esportivo.

Neste ano, a competição será disputada na Austrália e na Nova Zelândia. O Brasil está no Grupo F, ao lado de França, Panamá e Jamaica. O torneio reúne, pela primeira vez, 32 equipes e será disputado entre os dias 20 de julho e 20 de agosto.

A seleção feminina ainda busca o título inédito na competição. Na história das Copas do Mundo, a equipe nacional foi vice-campeã na edição de 2007, vencida pela Alemanha, e foi terceira colocada em 1997. Em Jogos Olímpicos, o Brasil bateu na trave duas vezes. Foi medalhista de prata nas edições de Atenas, na Grécia, em 2004, e de Pequim, na China, em 2008. O título mais importante da modalidade é a medalha de ouro no Pan-Americano de 2007, realizado no Rio de Janeiro. Naquela oportunidade, o Brasil venceu os EUA, por 4 a 0.


Fontes: Secom; Agência Brasil
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Petista Suplicy tenta furar fila de CPIs da Alesp alegando ‘estatuto do idoso’

O deputado petista Eduardo Suplicy (PT), que tem 81 anos, tentou furar a fila de CPIs da Ales (Assembleia Legislativa de São Paulo) alegando prioridade na ordem por ser idoso. Logo no primeiro dia de sessão na Câmara Estadual Paulista, os assessores de deputados chegam a dormir para fila para […]