Bolsonaro, Lula e Dilma confirmam presença em posse de Moraes e Lewandowski, hoje (16), no TSE

direitaonline



O ministro Alexandre de Moraes tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16), a partir das 19h, em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. O evento pode ser acompanhado de forma online no canal do Youtube do TSE. Clique AQUI para ver.

Os dois ministros foram eleitos, em pleito simbólico, para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.
A cerimônia deve contar com a presença de convidados e autoridades dos Três Poderes da República. O presidente Jair Bolsonaro, por meio de sua agenda oficial, confirmou que vai ao evento. Clique AQUI para ver. O chefe do executivo também lança hoje (16), em Juiz de Fora (MG), sua campanha à reeleição.

Segundo a imprensa especializada, Lula (PT) também vai ao evento, assim como Dilma, Temer e Sarney. Já Fernando Henrique Cardoso alegou compromisso e não comparecerá. A Corte eleitoral formalizou o convite a todos os ex-presidentes da República.

Segundo o portal UOL, a expectativa é que Lula e Bolsonaro mantenham distância no local da cerimônia. “Como chefe do Executivo, Bolsonaro ocupará a mesa de autoridades, ao lado de Moraes e dos outros ministros da corte. Lula permanecerá no plenário, juntamente com os outros ex-presidentes presentes”.

Assim, na plateia, Dilma e Temer correm o risco de serem obrigados a sentar próximo um do outro na plateia. A petista acusa até hoje o seu vice de ter conspirado contra ela para a formação do processo de impeachment, ignorando milhares de manifestações pelo Brasil com milhões de pessoas pedindo sua saída, além do crime de reponsabilidade imputado a ela pelas “pedaladas fiscais”, que foi o motivo para a abertura do processo de sua saída.

Composição do TSE
O TSE é integrado por, no mínimo, sete ministros. Três ministros são do STF (um dos quais é o presidente da Corte), dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) (um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral), e dois são juristas, provenientes da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República, por meio de lista tríplice.


Fonte: UOL; TSE
Foto: STF

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Dez anos atrás, você imaginaria ver isso....

Geraldo Alckmin mudou, nesta terça-feira (16), a foto de perfil de suas redes sociais. A partir de hoje a lei eleitoral permite que o candidato “peça votos”, o que fez com que aqueles que concorrem a algum cargo mudem a imagem para uma arte com foto e número de candidato. […]