Ministro Barroso lidera uso de voos da FAB em 2024

direitaonline



O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, destacou-se como a autoridade que mais utilizou aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) em 2024, totalizando ao menos 143 voos ao longo do ano. A apuração é da Folha de SP.

As viagens foram justificadas por “segurança” ou “serviço”, incluindo deslocamentos de Miami a Brasília nos primeiros dias do ano, além de diversos trajetos nacionais.



Em segundo lugar no ranking, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), realizou 126 viagens em aviões da FAB, incluindo deslocamentos durante o Carnaval para Salvador e Rio de Janeiro. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), aparece empatado com Lira, também com 126 voos no ano.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, figura na sequência com 91 viagens desde que assumiu o cargo, em fevereiro. Por outro lado, outros 91 voos não tiveram passageiros identificados, sendo registrados apenas como realizados “à disposição do Ministério da Defesa”.



Esse número coloca tais deslocamentos empatados com Lewandowski como os mais frequentes após as solicitações de Barroso, Lira e Haddad.

Ao todo, ministros do governo federal requisitaram aeronaves da FAB mais de 1.100 vezes em 2024. Em algumas ocasiões, autoridades compartilharam os voos com pessoas externas ao governo.



Um exemplo foi registrado em agosto, quando Viviane Barci, esposa do ministro Alexandre de Moraes, utilizou um voo solicitado por Fernando Haddad para ir de Brasília a São Paulo, conforme revelado pelo portal Metrópoles.

A comparação com o ano anterior revela mudanças no perfil de utilização. Em 2023, Arthur Lira liderou o uso de aeronaves da FAB com 137 voos, enquanto a presidência do STF requisitou 82 viagens oficiais, sendo a maioria sob a gestão da ministra Rosa Weber, que ocupou o cargo até setembro daquele ano. E mais: Jornal alemão faz dura crítica ao STF do Brasil. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: Folha de SP)



Gostou? Compartilhe!
Next Post

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro de melhor atriz

Fernanda Torres, 59, foi a vencedora do prêmio de melhor atriz em filme de drama, na noite deste domingo (5), no Globo de Ouro 2025. Em seu discurso, a atriz relembrou que Fernanda Montenegro, sua mãe, passou pela premiação há 25 anos. Fernanda ganhou pela atuação em “Ainda Estou Aqui”, […]