A Seleção Brasileira terá uma alteração no uniforme para a partida contra a Escócia, válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo.
O confronto acontece nesta quarta-feira, às 19h (horário de Brasília), e a mudança envolve especificamente o uniforme dos goleiros.
Inicialmente, a Fifa havia definido que os arqueiros brasileiros utilizariam camisa, calção e meiões vermelhos. No entanto, a entidade autorizou uma modificação após solicitação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e Alisson, Ederson e Weverton passarão a atuar com conjunto verde.
Segundo informações apuradas, o pedido partiu do presidente da CBF, Samir Xaud. Como havia outra opção disponível e as cores não causariam conflito com o uniforme da equipe escocesa, a alteração recebeu sinal verde da entidade máxima do futebol.
A questão envolvendo a cor vermelha já havia gerado debates anteriormente. Em 2025, Samir Xaud também se posicionou contra a adoção da cor em um uniforme alternativo da Seleção desenvolvido em parceria com a marca Jordan.
“Foi um assunto delicado. Vou fazer até um parêntese. Muita gente levou para o lado político. Eu levei para o lado do Brasil, das cores da bandeira do Brasil. Azul, amarelo, verde e branco são cores das nossas bandeiras e são as cores que têm que ser seguidas. Eu fui contra a camisa vermelha, não por questão política. Realmente estava em produção. Fiz uma reunião urgente com a Nike, pedi que parasse a produção”, afirmou o dirigente no ano passado.
Nas competições organizadas pela Fifa, a escolha dos uniformes é feita previamente por meio de informações enviadas pelas seleções participantes. Ainda assim, ajustes podem ser realizados posteriormente durante reuniões técnicas de coordenação das partidas.
Procuradas para comentar a mudança, Nike e Fifa não se manifestaram sobre o tema. Já a CBF afirmou que não existe um uniforme vermelho de goleiro na coleção atual da Seleção.
Apesar da polêmica recente, a utilização da cor vermelha por goleiros brasileiros não seria algo inédito. Em outras ocasiões, como nas temporadas de 2013 e 2014, arqueiros da Seleção já atuaram com uniformes nessa tonalidade.
Para a partida diante da Escócia, os jogadores de linha do Brasil manterão a configuração tradicional, entrando em campo com camisa amarela, além de calção e meiões brancos. E mais: Urgente: PF faz operação em banco ligado ao bispo Edir Macedo. Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fonte: ge)

