Flávio Bolsonaro volta aos Estados Unidos

direitaonline



O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República em 2026, decidiu entrar diretamente na discussão sobre a possível imposição de tarifas de 25% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

O parlamentar confirmou participação presencial em audiência pública do Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), marcada para 6 de julho, em Washington, onde pretende defender a suspensão da medida.

A inscrição foi realizada no último dia do prazo previsto pelo órgão americano. Flávio solicitou o tempo padrão de cinco minutos para manifestação e participará tanto como senador da República quanto como representante da oposição brasileira.

Nos documentos enviados às autoridades americanas, o senador argumenta que a aplicação de tarifas pode provocar efeitos negativos em diversos setores da economia.

Segundo sua avaliação, a medida não atingiria o objetivo de corrigir práticas comerciais questionadas e acabaria gerando prejuízos para exportadores brasileiros, empresas americanas que importam produtos do Brasil e até consumidores dos Estados Unidos.

A proposta defendida pelo parlamentar prevê a abertura imediata de um canal formal de diálogo entre os dois países, com agenda e cronograma definidos para negociação.

A intenção, segundo pessoas próximas ao tema, é evitar medidas consideradas amplas e buscar soluções diplomáticas para os pontos levantados pelos americanos.

A investigação conduzida pelo USTR analisou temas como comércio digital, sistemas de pagamento eletrônico, acesso ao mercado de etanol, proteção à propriedade intelectual e questões ambientais.

Como resultado preliminar, foi sugerida a aplicação de tarifas sobre a maior parte dos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.

Flávio pretende responder individualmente aos pontos apontados no relatório, reconhecendo questões que considera legítimas e contestando outros itens.

O senador também tem defendido o fortalecimento das relações entre Brasil e Estados Unidos em uma base de cooperação entre os países.

A atuação internacional do parlamentar ocorre após encontros realizados anteriormente em Washington com lideranças americanas, incluindo o presidente Donald Trump, o vice-presidente J.D. Vance e o secretário de Estado Marco Rubio, ocasiões em que foram discutidos temas ligados ao comércio, segurança e relações bilaterais.

Enquanto o governo brasileiro decidiu concentrar esforços em negociações diplomáticas diretas, a audiência pública abriu espaço para participação de representantes do setor privado e outros interessados.

O tema ganhou forte repercussão política no Brasil, ampliando o debate sobre os impactos econômicos da possível medida americana.

O processo seguirá com o encerramento do prazo para envio de manifestações escritas até 1º de julho. Em seguida, a audiência pública ocorrerá em Washington, antes da avaliação final das autoridades americanas sobre a adoção ou não das tarifas. E mais: Agora: Presidente da CBF veta vermelho em uniforme do Brasil. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: Jovem Pan)

Ajude o Direita Online! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *