131 delegados da Polícia Federal denunciam Moraes no Ministério Público por abuso de autoridade

direitaonline



Um grupo com 131 delegados da Polícia Federal protocolou, no Ministério Público Federal (MPF), notícia-crime contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e o delegado Fábio Alvarez Shor, da Diretoria de Inteligência da PF.

Segundo reportagem do jornalista Guilherme Amado, do Metrópoles, os 131 investigadores pedem a instauração de inquérito policial para apurar abuso de autoridade durante a deflagração da operação contra oito empresários conservadores com base em uma reportagem do próprio Metrópoles sobre “apoio a golpe de estado”.

Segundo a notícia-crime, endereçada ao procurador-geral da República, Augusto Aras, são “inacreditáveis as fundamentações dos argumentos consignados pelo ministro Alexandre de Moraes para enquadrar os oito empresários como sendo líderes de organização criminosa”.

“Inaceitável o argumento, quando é sabido que tentar contra o Estado Democrático de Direito pressupõe violência ou grave ameaça (grifos), como prevê o artigo 359-M do Código Penal. Ora, inexistiu a violência! Quanto à grave ameaça, essa não saiu do campo da cogitação. Portanto, inexistente”, escrevem os delegados.

Ainda de acordo com a reportagem , os delegados afirmam que há “nítido caráter político-partidário” nas ações de Alexandre de Moraes. Por essa razão, “os requerentes, ainda, solicitam que a Procuradoria-Geral da República adote as providências cabíveis, em face da possível suspeição do ministro Alexandre de Moraes para o exercício de suas funções na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por lhe faltar a imparcialidade necessária para o exercício das atribuições inerentes ao cargo”.

A notícia-crime também cita a participação do senador Randolfe Rodrigues. “Ocorre que parte das mencionadas medidas teriam sido solicitadas pelo senador da República Randolfe Rodrigues (Rede), coordenador da campanha do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, e outros representantes de um dos espectros do embate político nacional.”

Os delegados também pedem a anulação da investigação contra os oito empresários. Sobre o delegado da PF Fábio Alvarez Shor, os policiais alegam que “é inadmissível desconhecer que os ‘investigados’ não possuem foro privilegiado”.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Jornal americano The New York Times analisa Alexandre de Moraes: “foi longe demais”?

Nesta segunda-feira (26), o jornal americano The New York Times divulgou com uma reflexão sobre a atuação de Alexandre de Moraes no STF durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. O texto é assinado pelo jornalista Jack Nicas, chefe da sucursal do NYT do Brasil, e que cobre também Argentina, […]