Vaticano divulga imagens do sepultamento do papa Francisco

direitaonline

Após uma missa acompanhada por cerca de 400 mil pessoas, o Papa Francisco foi sepultado neste sábado (26) na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.

O rito final, fechado ao público, foi conduzido pelo cardeal camerlengo Kevin Farrell, seguindo o desejo deixado por Francisco em seu testamento. É a primeira vez desde 1903, com Leão XIII, que um papa é enterrado fora do Vaticano.

O Vaticano divulgou imagens do momento em que o caixão, feito em madeira simples, foi depositado em uma tumba de mármore lígure, marcada apenas com a inscrição “Franciscus”, em latim. A partir de domingo, os fiéis poderão visitar o túmulo.

Durante a cerimônia, que durou cerca de 30 minutos, o caixão ficou posicionado diante do ícone mariano tão venerado por Francisco, enquanto crianças depositavam flores brancas no altar.

Em um gesto simbólico, cerca de 40 pessoas em situação de vulnerabilidade — moradores de rua, imigrantes e pessoas trans — aguardavam com rosas brancas para prestar homenagem ao Pontífice.

Dom Ambarus, delegado para a caridade da Conferência Episcopal Italiana, comentou: “É uma escolha tocante, pois o Santo Padre repousará junto da Mãe que tanto amou e de seus filhos prediletos”, afirmou ao Vatican News.

Antes do sepultamento, o cortejo fúnebre percorreu as ruas de Roma entre a Praça de São Pedro e a Basílica. Milhares de fiéis acompanharam o trajeto, e muitos passaram a noite acampados para garantir um lugar na cerimônia de despedida. O funeral durou cerca de uma hora e meia, reunindo 224 cardeais, 750 bispos e padres, além de mais de 50 líderes mundiais.

O túmulo de Francisco, instalado em um corredor lateral da basílica próximo ao altar de São Francisco, é adornado apenas com uma reprodução de sua cruz peitoral. Em vida, o Papa já havia recusado a tradição de ser enterrado na cripta da Basílica de São Pedro, onde seus antecessores repousam há mais de três séculos. Outros sete pontífices também estão sepultados em Santa Maria Maior, o último deles Clemente IX, em 1669.

Francisco explicou a Javier Martínez-Brocal, especialista do Vaticano, que seu túmulo ocupa um espaço que antes servia como depósito de castiçais, nas proximidades da escultura da Rainha da Paz.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

INSS tentou se isentar de responsabilidade por descontos indevidos antes de escândalo

Antes de vir à tona o escândalo envolvendo descontos indevidos em aposentadorias, o então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, assinou uma instrução normativa que visava proteger o órgão de eventuais responsabilizações. Editada em março de 2023, a norma previa medidas contra fraudes e incluía cláusulas que eximiam o INSS de […]