URGENTE: Atentado em shopping deixa ao menos 40 mortos e 100 feridos perto de Moscou

direitaonline



Na noite desta sexta-feira (22), pelo menos 40 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas quando cinco homens armados vestidos com roupas camufladas abriram fogo com armas automáticas contra pessoas em um concerto no ‘Crocus City Hall’, perto de Moscou, em um dos piores ataques desse tipo na Rússia em anos.

A mídia russa noticiou uma segunda explosão no local e houve relatos de que alguns dos homens armados haviam se barricado em algum lugar do prédio. As filmagens pareciam ter começado num show da banda “Picnic”.

A agência de notícias estatal TASS citou o Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB) dizendo que 40 pessoas foram mortas e mais de 100 ficaram feridas. O FSB disse que todas as medidas necessárias estavam sendo tomadas.
Não ficou imediatamente claro quem eram os atiradores. Agências de notícias russas disseram que 70 equipes de ambulâncias foram enviadas ao local.

“Uma terrível tragédia ocorreu hoje no shopping Crocus City”, disse o prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin. “Sinto muito pelos entes queridos das vítimas.”

A Rússia reforçou a segurança nos aeroportos e estações e em toda a capital – uma vasta área urbana com mais de 21 milhões de pessoas. Putin ainda não comentou em público.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que foi um “ataque terrorista sangrento”. “Toda a comunidade mundial é obrigada a condenar este crime monstruoso”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova. “Todos os esforços estão sendo feitos para salvar as pessoas.”

Num vídeo não verificado publicado nas redes sociais, homens com armas automáticas foram mostrados a disparar repetidamente contra civis que gritavam, incluindo mulheres, que se encolhiam debaixo do que parecia ser uma placa de entrada da “Câmara Municipal de Crocus”. Outro vídeo mostrou os agressores atirando em pessoas na sala de concertos. Clique AQUI para ver vídeos que podem ser do ataque. (as imagens podem ser sensíveis a algumas pessoas).

A Casa Branca disse na sexta-feira que as imagens dos tiroteios na capital russa eram difíceis de assistir. “As imagens são simplesmente horríveis e difíceis de assistir e nossos pensamentos obviamente estarão com as vítimas deste terrível, terrível ataque a tiros”, disse o porta-voz da Casa Branca, John Kirby.

A embaixada dos EUA na Rússia alertou no início deste mês que “extremistas” tinham planos iminentes para um ataque em Moscou. O alerta foi emitido várias horas depois de o FSB, o principal sucessor do KGB da era soviética, ter afirmado ter frustrado um ataque a uma sinagoga em Moscovo por uma célula do grupo militante muçulmano sunita Estado Islâmico. Clique AQUI para ver imagens da área externa do complexo após o ataque. (Fonte: Reuters; Foto: Tass)

 

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Mauro Cid desmaiou e precisou ser socorrido após depoimento no STF

O ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), Mauro Cid, desmaiou após saber que voltaria para a prisão por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi revelada pelo blog da jornalista Natuza Nery, da Globo, pelo portal R7 e pela Revista Veja. O […]