Ex-atleta Pampa, ouro olímpico de vôlei, é intubado na UTI em luta contra câncer

direitaonline



O ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, popularmente conhecido como Pampa, encontra-se em estado grave após ser submetido à intubação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) durante sua batalha contra um linfoma, um tipo de câncer que afeta o sistema linfático. Com 59 anos de idade, Pampa está hospitalizado há mais de um mês em Campos dos Goytacazes, no estado do Rio de Janeiro, desde que foi diagnosticado com linfoma de Hodgkin no início deste ano e iniciou o tratamento.

Após passar por quatro sessões de quimioterapia, o ex-atleta enfrentou complicações que o levaram a desenvolver febre, exigindo atendimento médico de emergência. No dia 13 de março, foi transferido para a UTI devido a complicações pulmonares decorrentes do tratamento, culminando na necessidade de intubação.

Diante da gravidade de seu quadro clínico, seus familiares e ex-colegas de equipe mobilizaram esforços para garantir sua transferência para São Paulo, onde poderá receber tratamento mais especializado. A remoção precisa ser realizada por via aérea.

Nascido em Recife, Pampa optou por seguir a carreira de jogador de vôlei depois de se dedicar a vários esportes durante sua juventude. Sua trajetória profissional inclui passagens por clubes renomados do Brasil e da Europa, como Santa Cruz, Palmeiras, Suzano, Lazio, Napoli e uma breve temporada no Japão.

Participou de sua primeira Olimpíada em 1988, integrando a histórica “Geração de Prata”. Nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona, foi um dos destaques da seleção brasileira que conquistou a medalha de ouro, compartilhando a quadra com ícones do esporte como Carlão, Tande, Marcelo Negrão e Maurício.

Após encerrar sua carreira esportiva, Pampa ingressou na política no início dos anos 2000, desempenhando funções no Ministério do Esporte e também como secretário em municípios como Suzano e Campos dos Goytacazes.

Sua luta contra o linfoma agora mobiliza não apenas sua família e amigos, mas também a comunidade esportiva que o admira e reconhece suas contribuições para o vôlei brasileiro. E mais: Israel revida e lança ataques contra Irã, que minimiza impacto da ação. Clique AQUI para ver. (Foto: divulgação; Fonte: UOL)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

No G20, Haddad defende taxar ‘super-ricos’ de maneira ‘incansável’

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou, na quarta-feira (17/4), de um painel na sede do Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington, nos Estados Unidos, e afirmou que o Brasil vai trabalhar ‘de maneira incansável’ para a taxação internacional dos ‘mais ricos’ e o combate à fome, na expectativa de […]