Ministério da Educação oficializa adesão do Brasil a exame internacional de Matemática e Ciências

direitaonline
O ministro da Educação, Victor Godoy, durante cerimônia de adesão do Brasil ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências.



O Ministério da Educação (MEC) oficializou, hoje (2), sua adesão ao Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (TIMMS, sigla em inglês), exame que será aplicado em estudantes do 4º e do 8º ano. Segundo o ministro Victor Godoy, além de possibilitar uma visão sobre a situação da educação brasileira, o exame ajudará o país a recuperar aprendizagens perdidas durante a pandemia.

Ao aderir ao TIMMS, o Brasil se junta a outros 60 países que também aplicam a avaliação nas áreas de matemática e ciências. “Naquela máxima de não gerimos o que não medimos, temos feito importantes avanços para colocar o Brasil nas grandes avaliações internacionais”, disse o ministro durante a cerimônia de adesão ao exame.

“Participaremos desta 8ª edição ano que vem, para avaliar e compreender melhor a educação do Brasil e [para vermos] como nos posicionamos em relação aos demais países. Não só avaliaremos o percurso acadêmico e profissional [dos estudantes], mas o próprio desenvolvimento sociocognitivo”, disse.

De acordo com o ministro, “serão resultados úteis para governo, escolas e professores que ajudarão na recuperação das aprendizagens perdidas durante o processo da pandemia”. O exame ocorrerá em ciclos de quatro anos, o que possibilitará uma base de comparação sobre a evolução alcançada pelos estudantes ao longo dessa trajetória.

E veja também: Ao lado do presidente do Paraguai, Bolsonaro visita obras da segunda ponte entre os países. Clique aqui para ver.


Fonte e foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ao som de Top Gun, Bolsonaro compartilha vídeo relembrando sua jornada até a presidência

Aproveitando a estreia do filme Top Gun: Maverick, o presidente Bolsonaro compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo relembrando sua jornada para chegar à presidência da república. De um candidato “do baixo clero”, fazendo campanha de baixo custo, passando pelo atentado até a chegada à presidência da república com apoio […]