Mais uma montadora chinesa está para chegar ao Brasil. Marcas como BYD, Chery, JAC Motors e Great Wall Motor conquistam espaço relevante no mercado com estratégia que inclui de preços mais baixos à oferta de maior autonomia. Hoje, somadas, elas já tem 30% do mercado brasileiro.
Agora, a aguardada entrada da ‘Neta’ no mercado automotivo brasileiro está programada para ocorrer após o término do primeiro semestre. De acordo com uma matéria do ‘UOL Carros’, a empresa almeja alcançar uma posição de destaque no país, rivalizando em tamanho com empresas renomadas como BYD e GWM.
Os chineses já estabeleceram um escritório em São Paulo e formalizaram a inclusão de Henrique Sampaio, ex-Caoa Chery, na equipe de liderança. A equipe local da Neta já está empenhada na formatação da rede autorizada, priorizando a assistência direta ao cliente. A seleção dos concessionários está prevista para ocorrer antes do final dos primeiros seis meses de 2024, e a expectativa é que esses parceiros conheçam os produtos de lançamento nos próximos 60 a 90 dias.
Embora a Neta não tenha planos imediatos para a construção de uma fábrica no Brasil, especulações indicam a possibilidade da criação de um complexo fabril no país. Fundado em 2014 na província de Zhejiang por Fang Yunzhou, ex-chefe de engenharia da montadora ‘Chery’, o grupo possui duas fábricas na China e outra na Tailândia, sendo certo que o foco no Brasil será exclusivamente em veículos elétricos.
Antes de considerar a produção local, a Neta planeja estabelecer um depósito de peças robusto para atender às demandas de reposição junto aos revendedores. Os dados mais recentes da Neta Auto, até o fechamento de 2023, revelam que a marca vendeu 127.496 unidades entre híbridos e elétricos, posicionando-a como a quinta maior fabricante entre as startups automotivas.
O lançamento inicial no Brasil consistirá em dois modelos, mas a empresa tem a ambição de expandir sua linha para quatro veículos, incluindo um automóvel de baixo custo, elegância visual e alta tecnologia, atendendo diretamente aos desejos dos consumidores brasileiros. Entre os modelos já registrados no INPI no Brasil, destaca-se o elétrico ‘GT’, um cupê de 4,7 metros com mais de 460 cv de potência e autonomia que varia de 550 km a 660 km no ciclo chinês.
Além do GT, a fabricante chinesa oferece outros modelos, como o sedã médio elétrico ‘Neta S’, o crossover elétrico urbano ‘Neta U’, o SUV compacto tecnológico ‘Neta V’ (limitado a 100 km/h) e o SUV ‘modelo L’, que terá uma versão totalmente elétrica para competir com BYD Song Plus e Haval H6. (veja mais imagens abaixo). Além da Neta, as montadoras Jaecoo, Omoda, Exeed, Wey e Tank está prontas para desembarcar no país.