Livro é devolvido com mais de 100 anos de atraso em biblioteca nos EUA

direitaonline



Um livro sobre compositores famosos da biblioteca pública de ‘St Paul’, em Minnesota, nos Estados Unidos, deve ter sido uma leitura muito boa. Isso porque já estava atrasado há mais de um século quando finalmente foi devolvido recentemente.

A edição de 1902 de “Compositores Famosos vol. 2”, de Nathan Haskell Dole, de 1884, apresenta a vida de compositores como Bach, Beethoven e Mozart.

O trabalho reapareceu na biblioteca após um morador do condado de ‘Hennepin’ vasculhava os pertences de sua mãe, que havia falecido recentemente. O recibo da biblioteca mostra que o livro foi emprestado pela última vez em 1919.

 

O coordenador da biblioteca digital de St Paul, John Larson, disse que foi o livro mais atrasado que ele já viu devolvido em seus 25 anos de trabalho na biblioteca. “Houve um ou dois momentos em um livro foi devolvido depois de 20 ou 30 anos, mas nada que pareça ter sido descoberto há cerca de 100 anos”, disse ele ao MPR. “Talvez uma vez a cada cinco ou dez anos veremos algo que está incrivelmente atrasado.”

Larson investigou as marcações do livro e descobriu que ele havia sido inscrito pela primeira vez no catálogo da biblioteca em 1914. Isso foi um ano antes de um incêndio no ‘Old Market Hall’, onde a biblioteca estava instalada, destruir 160.000 livros da coleção da instalação.

No momento do incêndio, cerca de 34 mil títulos estavam emprestados a leitores. Isso fez de ‘Famous Composers’ uma das peças literárias com sorte que sobreviveram ao incêndio.

Um selo de 1916 confirma que foi reingressado no acervo da biblioteca, três anos antes de ser emprestado pela última vez. Nenhuma outra informação sobre a devolução do livro estava disponível até o momento, embora a biblioteca dizer que gostaria de conversar com quem o trouxe de volta.

O prefeito de ‘St Paul’, Melvin Carter, brincou em um tweet no sábado que não haveria multa. A biblioteca – como muitas em todo o país – parou de cobrar multas por atraso em 2019. Durante o período em que o livro foi retirado, Larson acha que uma multa por atraso teria custado um centavo por dia.

O futuro do livro é incerto. Larson disse duvidar que ele volte a circular devido ao seu estado delicado, mas espera que a biblioteca o mantenha. “Chegou a um ponto em que não é apenas um livro antigo – é um artefato”, disse ele. “Tem um pouco de história.”

Devido ao seu estado frágil, a biblioteca não acredita que o livro deva voltar a circular. Em vez disso, ele pode acabar exposto arás de um vidro na ‘Coleção Saint Paul’, que documenta partes da história da cidade.

“Esta foi uma oportunidade maravilhosa para falar sobre este livro específico”, disse Hartman, “mas também sobre bibliotecas e o valor das bibliotecas em geral.” “Isto nos provou mais uma vez que as bibliotecas são tão interessantes e queridas agora como eram há 100 anos”, acrescentou. Clique AQUI para ver um exemplar do livro à venda na Amazon.

E veja também: Movimento de esquerda ‘FLM’ invade prédio do Ministério da Saúde em SP; PM desocupa com bomba. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: The Guardian; CNN EUA
Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

José Dirceu faz críticas ao governo Lula, ao PT e prevê “tranco” da direita

O ex-ministro-chefe da Casa Civil e ex-presidente do PT, José Dirceu, lançou críticas contundentes ao Partido dos Trabalhadores e ao governo Lula durante seu discurso no terceiro encontro nacional da ala Avante PT, realizado na sexta-feira (24). Conhecido por ser o ‘cérebro’ do partido, Dirceu alertou para um possível impacto […]