PT nomeia advogado de Lula para setor de Combate à Corrupção do grupo de transição

direitaonline



Cristiano Zanin, advogado de Lula, foi nomeado o responsável pela área de “cooperação jurídica internacional” e pela ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro) do governo de transição petista. Ele foi um dos 163 nomes anunciados nesta quarta por Geraldo Alckmin para compor o núcleo temático de Justiça e segurança pública. A coordenação do gripo ficará por conta de Flávio Dino (PSB-MA), eleito senador.

Esse grupo foi dividido em diferentes pastas de temas relacionados à área de Justiça e Segurança. O setor que está sob responsabilidade de Zanin trata, por exemplo, de investigações internacionais e extradição de condenados.

Segundo o portal do Valor Econômico, o também advogado Marco Aurélio Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas (que reúne advogados “progressistas”), será o encarregado de rever a legislação sobre armas. É dele a missão de, até o fim do ano, apresentar um relatório sobre quais normas e decretos baixados pelo presidente Jair Bolsonaro podem ser revogados nos primeiros dias de 2023.

Já a advogada e diretora do Instituto Lula, Tamires Sampaio, irá estudar a retomada do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), uma das promessas de campanha do petista. Veja abaixo a lista completa do setor de segurança:

PF, PRF e Inteligência de Segurança Pública – Andrei Augusto Passos Rodrigues
Polícia Técnica (Perícia) – Andrei Augusto Passos Rodrigues
Crimes ambientais e fronteiras – Flávio Dino de Castro e Costa
Consumidor, Fundo Direitos Difusos, Defesa da Concorrência – Flávio Dino de Castro e Costa
Cooperação Judiciária Internacional e ENCCLA – Cristiano Zanin Martins
Milicias e Crime Organizado – Wadih Nemer Damous Filho
Crimes contra Estado Democrático de Direito – Wadih Nemer Damous Filho
Armas e desarmamento – Marco Aurélio de Carvalho
Crimes Digitals – Caroline Proner
Execução Penal e FUNPEN – Camila Caldeira Nunes Dias
Redução de CVLI e de crimes contra o patrimônio – Jaqueline Sinhoretto
SUSP e Fundo Nacional de Segurança Pública – Pierpaolo Cruz Bottini
Acesso à Justiça e grupos vulneráveis – Sheila Santana de Carvalho
Arquivo Nacional – Márcio Fernando Elias Rosa
PRONASCI – Tamires Gomes Sampaio
Drogas – Marta Rodriguez de Assis Machado
Orçamento 2023, contratos e convênios – Marivaldo de Castro Pereira

Mais nomes
Geraldo Alckmin também anunciou ontem (22) nomes de deputados federais e senadores que vão integrar os grupos técnicos da equipe de transição de Lula (PT). Entre os nomes anunciados está Alexandre Frota (Pros-SP), nomeado para a equipe de Cultura. Nas eleições deste ano, ele não conseguiu se eleger a deputado estadual por São Paulo.

Ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro, Frota terá ao seu lado no departamento de Cultura o deputado federal Túlio Gadelha (Rede-PE), namorado da apresentado da Globo Fátima Bernardes, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) e o deputado federal Marcelo Calero (PSD-RJ).

Na “escalação” há ainda outros nomes clássicos do petismo e da esquerda brasileira: Washington Quaquá (PT-RJ), Lindbergh Farias (PT-RJ), Jilmar Tatto (PT-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP), Rui Falcão (PT-SP), o deputado Bohn Gass (PT-RS), Zeca Dirceu (filho de Zé Dirceu), entre outros.

Ao longo das últimas semanas, Alckmin anunciou diversos outros integrantes da equipe de transição. Entre eles estão as ex-ministras do Meio Ambiente Marina Silva e Izabella Teixeira; os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Simone Tebet (MDB-MS); os ex-ministros da Saúde Alexandre Padilha e Arthur Chioro; os ex-ministros das Relações Exteriores Celso Amorim e Aloysio Nunes; os economistas André Lara Resende e Persio Arida; além da líder indígena Sônia Guajajara.

E veja também: Loja Havan encerra patrocínio com times de futebol “por momento político” do Brasil. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Valor Econômico; Antagonista
Foto: reprodução via Globo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Youtube desmonetiza todos os canais da Jovem Pan

O YouTube suspendeu, nesta quarta-feira (23/11), a monetização de todos os canais da emissora Jovem Pan na plataforma. A desmonetização foi uma iniciativa própria do YouTube, segundo a plataforma “por conta de conteúdos de desinformação durante as eleições”. Segundo o Youtube, o canal “Os Pingos nos Is”, da Jovem Pan, […]