Incêndio em lixão de Teresópolis causa transtornos à população e suspende aulas

direitaonline



Na madrugada desta segunda-feira (26), um incêndio atingiu um lixão localizado em Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. As chamas resultaram em uma densa fumaça que se espalhou pela cidade, dificultando a circulação dos moradores. Escolas tiveram que ser fechadas e as aulas foram suspensas como medida de precaução.

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã para combater o incêndio, que ocorreu às margens da BR-116. Segundo informações da corporação, as chamas foram controladas no final da manhã.

O lixão, que anteriormente funcionava como aterro sanitário, foi interditado em 2018 pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público devido ao seu descontrole no despejo de detritos. O local se tornou um depósito irregular, prejudicando o meio ambiente. O excesso de catadores e o vazamento de chorume, líquido resultante da decomposição do material orgânico, para um rio próximo, foram alguns dos problemas identificados pelo Inea.

A prefeitura emitiu um comunicado afirmando que há indícios de que o incêndio tenha sido criminoso. O município está prestando apoio aos bombeiros e decidiu suspender as aulas em algumas unidades escolares próximas ao lixão devido à densa fumaça que se formou.

Com a propagação das chamas, a cidade foi tomada pela fumaça, o que dificultou a visibilidade e a respiração dos moradores. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram carros com pouca ou nenhuma visibilidade devido à fumaça densa.

Segundo a prefeitura, 35 escolas e 18 creches foram fechadas temporariamente. O município conta com um total de 101 unidades escolares na rede municipal de ensino. Porém, todos os serviços de saúde estão funcionando normalmente.

Uma imagem compartilhada nas redes sociais mostrou uma mulher sendo atendida por profissionais de saúde em um ponto de ônibus após passar mal devido à fumaça. Ela foi colocada em uma cadeira de rodas para receber atendimento adequado.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que em alguns locais a fumaça já se dissipou e espera que a situação se normalize nas próximas horas. A Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis, cidade vizinha, recomendou o uso de máscaras para pessoas com doenças respiratórias, como asma e bronquite, até que a fumaça se dissipe por completo. Caso ocorram complicações respiratórias, a orientação é procurar a UPA, o SPA de Bonsucesso ou o pronto-atendimento de saúde Eitel Abdallah.

O prefeito da cidade, Vinicius Claussem, compareceu ao local do incêndio para gravar um vídeo explicando a situação e transmitir informações à população. Assista abaixo e, em seguida, veja vídeos da fumaça do lixão pela cidade.

 

 

 

 


Fonte: G1
Foto: reprodução vídeos redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro fala sobre Abraham Weintrub após ser chamado de ‘cafetão’ por ex-ministro

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estpresidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto participam de encontro com os deputados federais e estaduais do partido de São Paulo, nesta segunda-feira (26). Após o ato, Bolsonaro concedeu entrevista coletiva em que foi questionado a respeito de mais um ataque de Abraham Weintrub […]