Incêndio em acampamento do MST deixa nove mortos no Pará

direitaonline



O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) lamentou a morte trágica, neste domingo (10), de 9 pessoas no acampamento ‘Terra e Liberdade’, localizado em Parauapebas, no Sul do Pará, durante incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica.

Segundo o grupo, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia: “essa descarga elétrica produziu incêndio e entrou na casa das pessoas através da rede de eletricidade e da cerca que dividia o acampamento”.

Das nove vítimas, seis são membros do MST e três são servidores da empresa de internet. O número das vítimas, entretanto, pode aumentar por causa dos feridos.

“Com muita tristeza que neste dia 10 de dezembro, Dia dos Direitos Humanos, venho comunicar essa tragédia que se abateu sobre o acampamento do MST no sul do Pará, que vitimou companheiros do movimento, fruto de um incidente”, disse João Paulo Rodrigues, da direção nacional do MST.

Em nome da organização do MST, Rodrigues se solidarizou com as famílias das vítimas. Ele anunciou que amanhã (11) haverá o enterro coletivo das vítimas.

“Neste Dia Internacional dos Direitos Humanos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), que é um momento para celebrar os avanços conquistados e refletir sobre ações concretas dos Estados para a sociedades, no sentido de garantir para todos os direitos civis, políticos, sociais e ambientais à população mundial, estamos em LUTO. Aos nossos mortos, nenhum minuto de silêncio, mas toda uma vida de luta! Lutar, Construir Reforma Agrária Popular!”, diz nota do MST do Pará.

 

Na tarde de hoje (10), Lula lamentou o acidente e se solidarizou com os familiares das vítimas, em nota divulgada pela Presidência da República. Confira a íntegra:

Meus sentimentos e solidariedade aos técnicos e aos acampados do Terra e Liberdade, em Paraupebas, no Pará, pelo acidente em uma linha de transmissão seguido de um incêndio no acampamento que deixou mortos e feridos. Estamos trabalhando para avançar na retomada da reforma agrária, com a identificação de terra públicas disponíveis, para, após anos de paralisação, dar oportunidade de trabalho e produção para famílias do campo”.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução vídeo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministério da Justiça e CNJ querem reduzir lotação em presídios com mais tornozeleiras eletrônicas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), está desenvolvendo um ‘Plano Nacional para Diminuição da Superlotação Prisional’, com foco na ampliação do uso de tornozeleiras eletrônicas. A proposta visa possibilitar que detentos cumpram suas penas fora das prisões com uso do […]