Quase 800 mil empresas já fecharam as portas no Brasil este ano

direitaonline



A dinâmica econômica brasileira no primeiro quadrimestre de 2023 revelou um cenário desafiador para as empresas do país, de acordo com os dados apresentados pelo Mapa de Empresas do governo federal.

Nesse período, observou-se o fechamento de 736.977 empresas, indicando um aumento expressivo de 34,3% em relação ao último quadrimestre de 2022 e um crescimento de 34,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Durante os mesmos quatro meses, foram inauguradas 1.331.940 novas empresas, resultando em um saldo positivo de 594.963 empresas em atividade no Brasil.

No total, o país conta agora com 21.020.285 empresas em operação. Desse contingente de empresas, 93,7% são classificadas como micro ou pequenas empresas, com muitas delas sendo microempreendedores individuais (MEIs), representando 57,9% do total de negócios em atividade no país.

Essa predominância destaca a importância vital das micro e pequenas empresas para a economia nacional.

Entretanto, um olhar mais atento revela uma realidade preocupante: de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), esse setor enfrenta a maior taxa de mortalidade empresarial em até cinco anos.

Conforme a pesquisa “Sobrevivência de Empresas” de 2020, a taxa de mortalidade para microempreendedores individuais é de 29%, enquanto microempresas apresentam uma taxa de 21,6% e as empresas de pequeno porte registram 17%.

Carlos Rogério da Costa, consultor de negócios, aponta diversos fatores que contribuem para esse cenário desafiador. A falta de capital de giro e o baixo volume de vendas são citados como principais causas do fechamento de pequenas e médias empresas.

No entanto, ele enfatiza que baixos lucros, dificuldades no acesso a crédito, alto endividamento e, crucialmente, deficiências na gestão empresarial também desempenham papéis significativos no fechamento dessas empresas.

E veja também: Os dados preocupantes da produção industrial no Brasil. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ?
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: O Globo
Foto: PixaBay

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Diesel fica mais caro hoje (5) com retorno da 1ª fase de aumento de impostos

O governo Lula retomou parcialmente, nesta terça-feira, dia 5 de setembro, a cobrança do PIS/Cofins sobre o preço do óleo diesel, revertendo a decisão tomada em 2021 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, do Partido Liberal (PL), de zerar esse imposto. Essa medida resultará em um acréscimo de R$ 0,11 por litro […]