Dallagnol aciona MPF, e Janones terá de encarar mais um inquérito sobre ‘rachadinha’

direitaonline

Foto: Agência Câmara; Fonte: O Globo



O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) optou por instaurar um inquérito civil público para investigar possíveis indícios de improbidade administrativa envolvendo o deputado federal André Janones (Avante-MG), aliado do ex-presidente Lula (PT). A investigação tem como foco as denúncias relacionadas a um suposto esquema de rachadinha em seu gabinete na Câmara dos Deputados.

Este é o segundo inquérito aberto sobre Janones desde que as alegações vieram à tona. Em dezembro, o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), iniciou um primeiro inquérito criminal para apurar delitos como peculato e associação criminosa no contexto da rachadinha.

Áudios divulgados pelo portal Metrópoles revelam Janones solicitando que seus funcionários realizem doações mensais de seus salários para compensar despesas de campanha. Ex-assessores do deputado afirmam que ele pressionava funcionários lotados em seu gabinete na Câmara a repassarem parte de seus salários, incluindo o 13º, chegando a 60% dos vencimentos.

As duas investigações seguirão simultaneamente, cada uma em instâncias distintas, uma vez que o foro privilegiado do parlamentar não abrange casos de improbidade administrativa, que são de natureza cível e tramitam em primeira instância.

O procurador da República Daniel Cesar Avelino foi o responsável pela abertura do processo do MPF-DF, pouco após a investigação do STF. O caso será conduzido na Justiça Federal do Distrito Federal, podendo resultar na condenação de Janones por ato de improbidade, envolvendo perda de bens, pagamento de multa, ressarcimento aos cofres públicos e suspensão dos direitos políticos por até 14 anos.

A lei de improbidade administrativa permite que o Ministério Público inicie por conta própria inquéritos civis para apurar irregularidades. Neste caso, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol, cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio do ano passado, acionou o MP, afirmando que Janones desviou recursos públicos para benefício próprio ao implementar o sistema de rachadinhas. E veja também: Sindicalista fala em “destruir” Michelle Bolsonaro durante live com petista. Clique AQUI para ver.

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasil bate recorde de mortes por dengue em 2023

Foto: Agência Brasil; Fonte: Folha de SP; Ministério da Saúde Em 2023, o Brasil alcançou um trágico recorde no número de mortes por dengue, totalizando 1.094 vítimas, conforme relatório divulgado pelo Ministério da Saúde com base nos dados do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Este número ultrapassou […]