‘Caso Baleia’: Bolsonaro responsabiliza Marina Silva por inquérito

direitaonline



O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) atribui à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP), a responsabilidade pelo processo movido contra ele por importunação contra uma baleia jubarte, atualmente sob investigação pela Polícia Federal (PF). As declarações foram feitas durante uma entrevista ao programa ‘Oeste Sem Filtro’, no canal do Youtube da ‘Revista Oeste’, nesta terça-feira (27/2). Clique AQUI para ver a entrevista na íntegra.

“Fui muito bem tratado pela Polícia Federal e deixo claro: não foi a PF que tomou essa iniciativa, nem alguém do Supremo Tribunal Federal [STF]; foi a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente. Ela determinou que seu ministério provocasse o Ministério Público [MP]”, alegou Bolsonaro.

“No depoimento, confirmei que era eu e estava lá no jet ski. Não nego nem peço perícia disso, descrevi como tudo aconteceu. Vi um grupo de pessoas em embarcações, me aproximei e a baleia surgiu ali, a uns 15, 20 ou 30 metros à minha frente. Deixei o jet ski em ponto morto. Quando ela mergulhou novamente, dei ré e continuei meu passeio. Não tenho prazer em ver baleias por aí”, relatou o ex-presidente.

Bolsonaro prestou depoimento à PF em São Paulo hoje (27) para esclarecer o incidente de importunação contra uma baleia jubarte durante um passeio de moto aquática no litoral paulista. O advogado Fabio Wajngarten, ex-secretário-executivo do Ministério das Comunicações de Bolsonaro, também prestou esclarecimentos.

O inquérito da PF investiga se o ex-presidente, durante uma visita a São Sebastião, se aproximou mais do que o permitido do animal enquanto pilotava uma moto aquática. O Ibama estabelece que as embarcações devem permanecer a 50 metros com o motor desligado e a 100 metros com o motor ligado de uma baleia.

Na saída da PF, a defesa de Bolsonaro (PL) afirmou que o depoimento à Polícia Federal (PF) deixou “claramente constatado” que o ex-presidente não importunou uma baleia enquanto passeava de jet ski no litoral de São Paulo e que o inquérito “nem deveria ter sido iniciado”.

“Você não consegue controlar um animal daquele tamanho que surge e emerge da água”, mas assim que avistou a baleia, “o presidente tomou todas as precauções”, disse durante a saída da sede da PF na capital paulista. Assista a seguir!

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo ameaça retaliar deputados que assinaram lista de impeachment de Lula

Membros do governo Lula alertaram os parlamentares da Câmara dos Deputados que aqueles que subscreveram o pedido de impeachment contra Lula (PT) por suas declarações sobre as mortes na Faixa de Gaza e o Holocausto enfrentarão represálias do Executivo. A informação foi comunicada pelo líder do governo na Câmara, José […]