Bolsonaro cria serviço de acesso online a registros públicos em cartórios

direitaonline



O Brasil, de verdade, tem um governo federal cuja equipe econômica está focada em desburocratizar a vida dos brasileiros. Desde 2019, o time de Paulo Guedes busca soluções que possam facilitar a vida do cidadão.

Mais uma prova disso é que o presidente Jair Bolsonaro (PL) editou medida provisória nesta terça-feira (29) para permitir a consulta de registros públicos em cartórios pela internet. A nova regra cria o Serp (Sistema Eletrônico dos Registros Públicos).

A medida irá modernizar o serviço de cartórios e permitirá o acesso de forma remota aos registros de imóveis, títulos e documentos civis de pessoas e empresas. O Serp permitirá também que atos e negócios jurídicos sejam registrados e consultados eletronicamente.

Documentos e títulos poderão ser enviados em formato eletrônico para registro por meio de ponto de acesso único na internet. Da mesma forma, serão expedidas certidões e fornecidas informações pelos cartórios de registros públicos via on-line”, diz o comunicado do ministério da economia.

Em coletiva de imprensa, o secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, disse que a medida provisória de registros públicos vai acabar com a “migração por cartórios”. Segundo ele, as regras aumentarão a produtividade aos empresários e fomentará o acesso ao crédito.

Por ser uma Medida Provisória, a regra já tem efeito imediato, e o sistema online deve estar no ar até o fim de janeiro. Porém, para seguir valendo, precisa ser aprovada por câmara e Senado em até 120 dias, o que o secretário Sachsida acredita que certamente acontecerá: “o congresso será parceiro”. Clique aqui para ver o PDF de divulgação do ministério da economia.

Estrutura dos cartórios | Como é x Como ficará



E veja também: MP não consegue criminalizar a Prevent Senior por falta de provas. Clique aqui para entender.

Nosso canal no Whatsapp! Entre! ⬇️
0️⃣7️⃣https://chat.whatsapp.com/BW01tKlnt0Y7oxkuWnIotD

Nosso Telegram aberto ⬇️
@direitaonline

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Deputados conservadores apresentam Decreto Legislativo contra vacina infantil

Cinco deputados federais conservadores apresentaram projeto de decreto legislativo para invalidar resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que aprovou o uso de vacina contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. Assinam o projeto, que já está protocolado na Câmara dos Deputados: Bia Kicis (PSL-DF), Chris Tonietto […]