Assassinatos caem 5% no 1º semestre no Brasil

direitaonline



O número de assassinatos no Brasil segue em queda. Foram 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. As informações são do “índice nacional de homicídios”, criado pelo portal G1, da Globo, e divulgadas nesta quinta-feira (25).

São contabilizadas nos dados as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos; latrocínios (roubos seguidos de morte); lesões corporais seguidas de morte.

Como mostra a reportagem, em 2021, o Brasil teve uma queda de 7% no número de assassinatos, como apontou um levantamento feito pelo “Monitor da Violência”. Foram 41,1 mil mortes violentas intencionais no país no ano passado, o que significa o menor número de toda a série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que coleta os dados desde 2007.

Os dados do primeiro trimestre de 2022 apontam que:
– houve aproximadamente 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, 1,1 mil mortes a menos que no mesmo período de 2021;
– sete estados registraram alta nas mortes: Minas Gerais, Piauí, Alagoas, Pernambuco, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia
– Roraima teve a maior queda: 34%
– Rondônia teve o maior aumento nos crimes: 24%

A queda mais expressiva foi a da região Sudeste, com uma diminuição de quase de 7,5%. Foram quase 393 mortes a menos, sendo que todos os estados tiveram queda, menos Minas Gerais (alta de 2%). O Rio de Janeiro também teve uma queda expressiva: o número de mortes violentas passou de 1.810 no ano passado para 1.515 neste ano (-16%). Inclusive, em 2021, os homicídios dolosos atingiram uma baixa histórica no Rio, segundo o Instituto de Segurança Pública.

Já no Nordeste, a queda foi de mais de 5%, mas três estados da região tiveram alta, na contramão da queda nacional. São eles: Alagoas (6%), Pernambuco (10%) e Piauí (7%). A mesma situação aconteceu no Centro-Oeste. No geral, houve uma queda de 4%, mas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul tiveram altas de mais de 10% nas mortes.


Fonte e arte: G1

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Alexandre de Moraes determina bloqueio de conta bancária e rede social de esposa de Daniel Silveira

Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), bloqueou as redes sociais e as contas bancárias da esposa do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) nesta quinta-feira (25). Os perfis na internet da advogada e candidata à deputada federal (RJ) Paola já estão suspensos, segundo informações da imprensa especializada. Além disso, Moraes […]