Anatel autoriza bilionário Elon Musk a oferecer internet via satélite no Brasil

direitaonline



A Anatel aprovou, nessa sexta-feira (28/), por unanimidade, a conferência de direitos de exploração de satélites às empresas SpaceX e Swarm.

Com isso, o bilionário Elon Musk, dono da SpaceX, vai poder oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro. O direito de exploração vai até 2027.

A SpaceX pretende, no médio prazo, colocar em operação a constelação Starlink, composta por 4.408 satélites de órbita não geoestacionária.

Segundo a Anatel, é do interesse da empresa o provimento de acesso à internet em banda larga para clientes distribuídos em todo o território brasileiro, o que, certamente, será bastante oportuno para escolas, hospitais e outros estabelecimentos localizados em regiões rurais ou remotas.

A Swarm Technologies, por sua vez, deverá, também no médio prazo, colocar em operação a constelação Swarm, composta por 150 satélites de órbita não geoestacionária. Com isso, será possível o provimento de serviços de transmissão bidirecional de dados para telemetria e telecomando orientados a aplicações da Internet das Coisas (IoT).

A concessão do direito de exploração à empresa de Musk foi fruto direto do empenho do governo brasileiro. O ministro das Comunicações, Fábio Faria, se reuniu em novembro do ano passado com Elon Musk para discutir uma possível parceria com o governo brasileiro. Naquele mês, Farias divulgou vídeo do encontro (veja abaixo)

A intenção do governo é usar os satélites das empresas de Musk para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra óptica, por exemplo.

 

E veja também: Chuvas causam 18 mortes no estado de São Paulo. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Fontes: Anatel; G1

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Brasileiro Hugo Calderano se torna maior mesa-tenista das Américas de todos os tempos

O carioca Hugo Calderano, de 25 anos, se tornou, neste domingo (30), o número 3 do mundo no tênis de mesa e, de quebra, passou a ser o maior jogador das Américas, ultrapassando o norte-americano Sol Schiff, que detinha a posição desde 1938. No ranking mundial de fevereiro, divulgado pela […]