AGU processa 27 pessoas que postaram nas redes durante atos de ‘8 de Janeiro’

direitaonline
Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto.



A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou nessa sexta-feira (28) com nova ação contra mais 27 pessoas apontadas como participantes dos atos de 8 de janeiro. O objetivo do órgão é que elas sejam obrigadas a arcar com os prejuízos, calculado em R$ 26,2 milhões, até o momento.

As novas pessoas processadas foram apontadas em relatório de inteligência da Polícia do Senado, “que identificou publicações em redes sociais feitas pelos próprios acusados no dia dos atos, comemorando em filmagens a invasão do prédio do Congresso Nacional e até mesmo o embate (*confronto) com os policiais legislativos”, informou a AGU, em nota.

Com a nova ação, chegou a 250 o número de pessoas físicas processadas pela AGU. Também são processadas três empresas, um sindicato e uma associação. Ao todo, são sete ações protocoladas na esfera civil da Justiça Federal.

A grande maioria dos alvos diz respeito a pessoas flagradas durante as invasões, algumas das quais foram presas no próprio 8 de janeiro. Alguns desses indivíduos estão sendo também processados criminalmente, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Apenas uma dessas ações diz respeito a suspeitos de serem ‘financiadoras’ dos atos, por meio do fretamento de ônibus para transportar os vândalos. Neste processo é pedido também indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 100 milhões.

“Os atos foram praticados em desfavor dos prédios federais que representam os Três Poderes da República, patrimônio tombado da humanidade, com a destruição de símbolos de valores inestimáveis, deixando a sociedade em estado de choque com os atos que se concretizaram no fatídico 8 de janeiro de 2023”, argumentou a AGU.

Todas as ações tramitam na Justiça Federal do Distrito Federal, que já deferiu o bloqueio de bens de boa parte dos indivíduos processados, de modo a garantir o pagamento em caso de condenação. E veja também: Sem andar há quase 30 anos, senadora Mara Gabrilli caminha com exoesqueleto. Clique AQUI para ver.


Fonte e foto: Agência Brasil

Gostou? Compartilhe!
Next Post

CNBB diz que conteúdo político da ‘Mensagem ao Povo Brasileiro’ reflete o ‘Evangelho’

A “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro” elaborada e aprovada pela quase totalidade dos 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos brasileiros presentes na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi apresentada pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, durante a […]