CNBB diz que conteúdo político da ‘Mensagem ao Povo Brasileiro’ reflete o ‘Evangelho’

direitaonline



A “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro” elaborada e aprovada pela quase totalidade dos 326 bispos ativos e parte dos 157 bispos eméritos brasileiros presentes na 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) foi apresentada pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, durante a Coletiva de Imprensa na quinta-feira (27), no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.

O conteúdo do material foi muito criticado por diversos católicos por tratar mais de temas políticos e financeiros, do que a respeito de fé e religião.
A carta critica até os juros altos no Brasil, que, segundo a CNBB, “ampliam o abismo social, afeta a cadeia produtiva e reduz o consumo dos bens necessários à maioria do povo brasileiro”. O tom da crítica é bastante semelhante ao que diz Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu governo.

“Por trás da palavra ‘mercado’ existe um sistema financeiro e econômico autônomo, que protagoniza ações inescrupulosas, destrói a vida, precariza as políticas públicas, em especial a educação e a saúde, adota juros abusivos que ampliam o abismo social, afeta a cadeia produtiva e reduz o consumo dos bens necessários à maioria do povo brasileiro”, diz a carta.

Diz outro trecho do documento: ““situações nos preocupam, como os autoritarismos, as polarizações, as desinformações, as desigualdades estruturais, o racismo, os preconceitos, a corrupção, a banalização do mal e das vidas, as doenças, a drogadição, o tráfico de drogas e pessoas, o analfabetismo, as migrações forçadas, as juventudes com poucas oportunidades, as violências em todas as suas dimensões, o feminicídio, a precarização do trabalho e da renda, as agressões desmedidas à “casa comum”, aos povos originários e comunidades tradicionais, a mineração predatória, entre tantas outras, que fragilizam o tecido social e tencionam as relações humanas”.

Esta falta de conexão entre o que espera um fiel Católico com o que divulgou a CNBB foi tema da pergunta de uma repórter do portal religioso ‘ACI Digital’, que quis saber se “essa predominância de temas políticos com viés de esquerda (que) domina as declarações públicas da Igreja no Brasil desde 1970” tem relação com a diminuição de Católicos no Brasil.

Entretanto, o arcebispo de Porto Alegre (RS), dom Jayme Spengler, diz que todo o conteúdo da carta não poderia ser diferente, pois “É o Evangelho. É Jesus Cristo”. Assista abaixo! E faça o download do documento divulgado pela CNBB clicando em: Mensagem-ao-povo-brasileiro


Fonte: ACI Digital
Foto: divulgação CNBB

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Tribunal derruba suspensão do Telegram

O desembargador federal Flávio Lucas, da 2ª Turma Especializada do TRF-2, suspendeu parcialmente a liminar da Justiça Federal do Espírito Santo que determinava a suspensão temporária do aplicativo Telegram no Brasil. A decisão foi publicada neste sábado (29). O mérito do mandado de segurança ainda deverá ser julgado pelo TRF-2. […]