Lula manda população ‘tomar mais cuidado’ para não ter celular roubado

direitaonline



Durante cerimônia realizada nesta terça-feira (23), em São Paulo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um ‘alerta’ à população sobre o uso de celulares em espaços públicos e defendeu maior atenção dos próprios cidadãos para evitar furtos e assaltos. O mais curioso é que o comentário ocorreu durante a assinatura de um decreto relacionado ao programa Celular Seguro.

Ao abordar o tema, Lula mencionou situações comuns em grandes centros urbanos, onde criminosos utilizam bicicletas para abordar vítimas e levar aparelhos telefônicos.

“A hora em que você tiver que falar, olhe para o lado e veja se tem alguém perto de você, se tem alguém de bicicleta perto de você fazendo pirueta na bicicleta, porque você pode ser assaltado.”, declarou o presidente.

Na sequência, Lula reforçou que o combate à criminalidade exige tanto ações do poder público quanto medidas preventivas por parte da população.

“Já vi muitas pessoas sendo assaltadas no centro de São Paulo, alguém passa de bicicleta e rouba o telefone. É importante que a gente quer punir quem rouba, quem vende, punir o crime organizado, mas é importante que você tenha mais cuidado para utilizar o celular, porque ele é patrimônio seu, é sua conta bancária, seu CPF. Se você não tomar cuidado, vai ter prejuízo”, acrescentou.

O presidente também afirmou que a iniciativa representa uma mudança na atuação do Estado diante dos crimes envolvendo celulares roubados e furtados. Segundo ele, a nova etapa do programa deve fortalecer a integração entre diferentes órgãos públicos e ampliar a resposta contra esse tipo de delito.

“Vim aqui assinar definitivamente o trato que o Poder Público tem dado às pessoas que roubam celular nesse País. A partir desse decreto, muita coisa vai mudar na atuação do governo federal, dos governos estaduais e também muita coisa vai mudar nas pessoas que ousarem roubar um celular daqui para frente”, disse o presidente no evento.

De acordo com Lula, o programa contará com participação conjunta dos 27 governadores do país, além de agências reguladoras e empresas do setor de telecomunicações.

O petista também abordou a situação de pessoas que adquiriram aparelhos ‘sem saber’ que eram produtos de roubo ou furto. Segundo ele, a orientação é que esses celulares sejam entregues às autoridades sem receio de punições.

“O que a gente está dizendo é que, se você comprou um celular roubado sem saber que era roubado, você tem que procurar uma delegacia para entregar (o celular). Não tenha medo de procurar a delegacia porque você não vai ser preso, é só para devolver o celular”, declarou o presidente.

Lula ainda comentou sobre a recuperação dos aparelhos desviados. Segundo ele, apesar de o número estimado chegar a cerca de 3 milhões de celulares, o processo de devolução deverá ocorrer gradualmente e não de forma imediata. (Foto: Palácio do Planalto; Fonte: Jovem Pan)

 

Ajude o Direita Online! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Anvisa autoriza novo medicamento oral para tratamento de câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a comercialização de uma nova alternativa terapêutica voltada ao tratamento do câncer de mama em estágio avançado. A aprovação envolve o medicamento Inluriyo (tosilato de inlunestranto), cuja autorização foi oficializada em publicação no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (22). Produzido pela […]