“Você pune uma pessoa e 3 meses depois ela readquire direito de ser candidatar”, diz Lula em crítica a Lei da Ficha Limpa

direitaonline



Lula criticou a Lei da Ficha Limpa. Até aí, nenhuma novidade. O “curioso” é o motivo pelo qual o petista atacou a Lei. Segundo ele, a regra acaba permitindo que um condenado concorra.

“Eu acho que foi uma bobagem a gente fazer a Lei da Ficha Limpa tal como ela foi feita. Você muitas vezes pune uma pessoa e 3 meses depois essa pessoa readquire o seu direito de ser candidata. Acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, declarou o petista em entrevista à Rádio Super, de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (17).

Lula, entretanto, não explicou o que pretende fazer, caso for eleito, para mudar a regra que impede a eleição de candidatos condenados por órgão colegiados a cargos políticos. Entretanto, já indicou que pode apoiar alguma mudança: “Precisamos ter tranquilidade para governar. E, se for o caso, vamos conversar com todos. Não quero falar nomes, mas não acho problema em dialogar com quem quer que seja. Alguns já foram condenados, cumpriram suas penas e estão livres, fazendo política”.

Em 2018, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) barrou a candidatura de Lula à Presidência da República com base na lei. Ele estava preso em Curitiba. Tinha sido condenado em 1ª e 2ª Instâncias. Depois, em 2021, o STF anulou as condenações do ex-presidente em 4 processos da Lava Jato e devolveu os direitos políticos a Lula.

A lei da Ficha Limpa chegou ao Congresso Nacional, em 2010, com mais de um milhão de assinaturas, para tentar barrar a candidatura de condenados por cortes colegiadas. Foi completamente modificada no parlamento e acabou sendo sancionada pelo próprio Lula, então presidente.

E veja também: Cobertura fotográfica da posse de Moraes no TSE. Confira os bastidores da Solenidade. Clique AQUI para ver.


Fontes: Poder360, Antagonista, Veja

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Painéis “Você Decide” se espalham pelo Brasil e começam a incomodar

Os Painéis “Você Decide” têm se espalhado por todo o Brasil. Nesta semana, a Justiça já pediu a remoção de um desses outodors instalado na cidade de Porto Alegre. Clique AQUI para ler mais. Desde então, diversas cidades passaram ter a instalação dos painéis o que fez com que o […]