Nesta sexta-feira (10), o governo brasileiro informou que a fronteira com a Venezuela permanecerá fechada até a próxima segunda-feira (13).
A medida foi tomada “por decisão das autoridades venezuelanas”, conforme comunicado do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. A decisão coincide com a posse de Nicolás Maduro para um terceiro mandato consecutivo, cercado por desconfianças sobre a legitimidade de sua vitória eleitoral.
O fechamento da passagem entre os dois países, em Pacaraima (RR), foi confirmado pela Polícia Militar de Roraima e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a PM, militares venezuelanos colocaram cones e barras de metal para bloquear a entrada. Apesar disso, o clima na região é descrito como “tranquilo”, com a população já esperando esse tipo de medida em eventos importantes no país vizinho.
O governo chavista também fechou a fronteira com a Colômbia, justificando a ação com alegações de uma “conspiração internacional”. Em nota, o Brasil destacou que cidadãos brasileiros podem acionar os plantões consulares em casos de emergência, com contatos disponíveis via WhatsApp na Embaixada em Caracas e no Vice-Consulado em Santa Elena de Uairén.
Maduro, que está no poder há quase 12 anos, permanecerá como presidente até 2031. Seu governo é marcado por uma grave crise econômica e social, além de denúncias de irregularidades no processo eleitoral. Apesar de ter assinado, em 2023, o Acordo de Barbados, comprometendo-se com eleições transparentes, o governo não divulgou as atas de votação até hoje.
A comunidade internacional tem se manifestado contra o novo mandato. O governo dos Estados Unidos classificou a posse como uma “farsa” e anunciou novas sanções contra a Venezuela. Paralelamente, Maduro enfrenta protestos da oposição e a contestação de vários países ocidentais, que o acusam de fraudar as eleições.
O governo Lula enviou a embaixadora Glivânia de Oliveira para representar o Brasil na cerimônia de posse. O México também confirmou a presença de um representante no evento. E mais: Lula faz doação para vaquinha do Corinthians e diz que governo não vai taxar Pix. Clique AQUI para ver. (Foto: PM de Roraima; Fonte: UOL)