Varíola dos macacos: OMS declara emergência internacional de saúde

direitaonline



A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu hoje (23) declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa.

“Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A decisão não foi consensual entre membros do Comitê de Emergência da OMS, mas o diretor-geral decidiu ir adiante com a declaração. Ele destacou que o vírus tem se espalhado rapidamente por diversos países, o que aumenta o risco de disseminação internacional. Outra preocupação expressada por Tedros diz respeito ao potencial do vírus de interferir em viagens de um país para outro, como ocorreu com a covid-19. No entanto, a OMS ainda considera o risco baixo.

Mais de 16 mil casos já foram relatados em 75 países, com cinco mortes, informou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou, até o último dia 21, 592 casos confirmados da doença. O país está no ranking dos 10 países com maior número de casos. Há um mês, havia 3.040 casos relatados em 47 países. Desde então, o surto continuou a crescer.

E veja também: Prévia do Plano de Governo de Lula fala em ressuscitar programa Mais Médicos. Clique aqui para ver.


Fonte: Agência Brasil; G1

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Bolsonaro discursa para multidão em Marcha para Jesus em Vitória, no Espírito Santo

O presidente Jair Bolsonaro, mais uma vez, foi o convidado especial de uma edição da Marcha para Jesus, neste sábado (23) realizada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. O presidente falou a uma multidão que o aguardava para o evento.   direitaonline