Toblerone deixará de ser chocolate suíço

direitaonline



A fabricante de Toblerone Mondelez (MDLZ.O) transferirá parte da produção de suas barras de chocolate triangulares da Suíça para a Eslováquia no final do próximo ano, perdendo, assim, o atributo “suíço” em sua embalagem no processo.

“A partir do final de 2023, adicionaremos uma produção limitada de Toblerone na Eslováquia”, disse a porta-voz da Mondelez, Livia Kolmitz, em comunicado por e-mail na quinta-feira (2), confirmando uma reportagem da emissora suíça SRF.

Mesmo com a mudança permanecerá na cidade de Berna, onde está localizada. Entretanto, com parte da mudança no exterior, o Toblerone perde a designação “chocolate ao leite suíço”. Isso porque a classificação ‘Suíça’ é protegida. Existe um acordo da indústria com o governo do país europeu para usar o rótulo «Swissness», que determina que todas as etapas do trabalho devem ser feitas 100% na Suíça.

As empresas de alimentos no país estão enfrentando uma alta inflação de custos, mas a companhia não relacionou a mudança às pressões de custos, citando um forte crescimento, o que também significa que a empresa aumentaria a capacidade em sua unidade de produção suíça em Berna.

Nos últimos anos, a Toblerone se referiu repetidamente às suas origens como chocolate de qualidade suíça. No aniversário de 100 anos da companhia, em 2008, foi dito que era um “verdadeiro pedaço de chocolate tradicional suíço”.

Alguns funcionários temem, também, que a terceirização parcial para a Eslováquia seja um primeiro passo e que a empresa global Mondelez terceirizará ainda mais sua produção, já que os preços da matéria-prima para fazer o chocolate e os salários no exterior são mais baratos do que na Suíça.

Berna continua
O grupo quer se manter fiel à localização no oeste da cidade de Berna. “Berna é uma parte importante da nossa história e continuará a ser no futuro”, disse a assessoria de imprensa da fabricante. Investimentos significativos foram feitos na fábrica nos últimos cinco anos e novos investimentos estão planejados para aumentar as capacidades a médio e longo prazo.

De “Tobler” para “Torrone” até “Toblerone”
O Toblerone foi inventado em 1908 pelos chocolatiers Theodor Tobler e Emil Baumann. O nome é formado pelas palavras “Tobler” e “Torrone”. Torrone é o nome italiano para nougat de mel e amêndoa. A forma triangular do Toblerone é legalmente protegida desde 1909.

A montanha que estampa as embalagens, desde 1970, é o ‘Matterhorn’, que fica na Suíça. Aliás, uma das versões para que o chocolate seja triangular é justamente pela forma do morro. Aliás, aparentemente também há um urso escondido no brasão – uma referência à unidade de produção em Berna, que permanecerá apesar da mudança parcial para a Eslováquia.


Fontes: Reuters; SRF

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Azul fecha acordo com credores e afasta risco de recuperação judicial

A Azul anunciou um acordo com arrendadores de seus aviões para prolongar sua dívida para 2030, afastando o risco de uma recuperação judicial que era o grande temor do mercado no início desta semana. O acordo, que contempla 90% das dívidas da empresa com leasing de aeronaves, vai gerar uma […]