Terremoto na Indonésia mata 56 pessoas, fere centenas e destrói casas

direitaonline



JACARTA, 21 de novembro – Um terremoto de magnitude 5,6 matou mais de 50 pessoas e feriu centenas na província de Java Ocidental, na Indonésia, nesta segunda-feira (21), com equipes de resgate tentando alcançar sobreviventes presos sob os escombros devido a tremores secundários.

O governador de Java Ocidental, Ridwan Kamil, confirmou 56 mortes no terremoto, cujo epicentro foi a cidade de Cianjur, cerca de 75 km (45 milhas) a sudeste da capital, Jacarta. A agência nacional de desastres (BNPB) disse em entrevista coletiva que até 700 pessoas ficaram feridas e mais de 300 casas foram danificadas ou destruídas.

A eletricidade caiu na área e interrompeu os esforços de comunicação, disse Herman Suherman, funcionário do governo de Cianjur, acrescentando que as pessoas na área de Cugenang não puderam ser evacuadas por causa de um deslizamento de terra bloqueando o acesso.

Imagens do canal de notícias Metro TV mostraram o que pareciam ser centenas de vítimas sendo tratadas em um estacionamento de hospital e alguns prédios em Cianjur reduzidos quase inteiramente a escombros enquanto moradores preocupados se amontoavam do lado de fora. Outros canais de TV mostraram vítimas ligadas a soros intravenosos e sendo tratadas na calçada.

As autoridades ainda estão trabalhando para determinar a extensão total dos danos causados pelo terremoto de hoje, que atingiu a terra em Cianjur a uma profundidade de 10 km, de acordo com a agência meteorológica e geofísica (BMKG).

Muchlis, que estava em Cianjur quando o terremoto ocorreu, disse que sentiu “um grande tremor” e que as paredes e o teto de seu prédio comercial foram danificados. “Fiquei muito chocado. Temi que houvesse outro terremoto”, disse Muchlis à Metro TV, acrescentando que as pessoas saíram correndo de suas casas, algumas desmaiando e vomitando em resposta.

Em menos de duas horas após o terremoto, 25 tremores secundários foram registrados, disse o BMKG, acrescentando que havia preocupações sobre a possibilidade de mais deslizamentos de terra em caso de chuva forte.

Em Jacarta, algumas pessoas evacuaram escritórios no distrito comercial central, enquanto outras relataram ter sentido prédios tremerem e móveis se moverem, disseram testemunhas à agência de notícias Reuters.

A Indonésia atravessa o chamado “Círculo de Fogo do Pacífico”, uma zona altamente sismicamente ativa, onde diferentes placas da crosta terrestre se encontram e criam um grande número de terremotos e vulcões.

Em 2004, um terremoto submarino desencadeou uma série de tsunâmis devastadores ao longo das costas da maioria dos continentes banhados pelo Oceano Índico, o que causou a morte de estimadas 227 898 pessoas em 14 países diferentes e inundou comunidades costeiras com ondas de até 30 metros de altura. Foi um dos mais mortais desastres naturais da história. Em número de vítimas, a Indonésia foi o país mais atingido, seguida por Sri Lanka, Índia e Tailândia.

E veja também: Consumidor.gov: 7 em cada 10 reclamações registradas na plataforma do governo federal são solucionadas. Clique AQUI para ver.


Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Reuters |Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Equipe de Lula prepara novo imposto para substituir a extinta contribuição sindical

A equipe de transição de Lula prepara a apresentação de um novo imposto que visa substituir a contribuição sindical, extinta no governo Michel Temer. Desde a desobrigação de financiar os sindicatos, a receita dessas instituições caiu em 98%. As informações foram reveladas pelo portal da Revista Veja, na última sexta-feira […]