Jornal francês detona Lula em matéria de capa: “decepção, falso amigo”

direitaonline



O jornal francês Liberátion detonou Lula (PT) em uma matéria de capa na edição desta sexta-feira (23), que chegou às bancas com o título “Lula, a decepção”.

No conteúdo, o veículo expos diversos motivos pelos quais o petista seria um “falso amigo do ocidente”. Clique AQUI para ver no site. (só para assinantes).

Ontem (22), Lula discursou em um evento público em Paris, onde atacou os países desenvolvidos, falou em ‘dívida histórica’ dessas nações e que elas devem financiar a proteção de florestas. Na fala do petista sobrou até para a ‘revolução industrial’.

Hoje (23), a crítica do Liberátion se dá especialmente pelos posicionamentos do petista frente à guerra na Ucrânia. “O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos, especialmente quando se trata de ostracizar o novo pária do ocidente: a Rússia, culpada de uma invasão intolerável da Ucrânia”, diz o jornal.

O convite a Nicolás Maduro para participar de uma reunião de presidentes da América do Sul em Brasília também foi visto criticado. A publicação francesa questiona se Lula não tem conhecimento dos abusos cometidos na “República Bolivariana do Autoritarismo”. Na solenidade, o petista classificou essas denúncias de ‘narrativas’.

O jornal francês também afirmou que, no cenário internacional, Lula era esperado como um “messias”, mas tratava-se de uma miragem ou uma imagem embaçada.

A falta de articulação política com o Congresso também foi lembrada pelo veículo. Segundo o Liberátion, o petista está com as “mãos atadas pelo Congresso”. “A verdadeira guerra que ele enfrenta ocorre no Congresso e não em Bakhmut [na Ucrânia]”, ironizando o petista por se preocupar com a guerra do leste europeu, enquanto não resolve nem os problemas de sua reponsabilidade.

Apesar de críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o jornal diz que Lula é ‘hiperativo diplomaticamente” que multiplica viagens ao exterior, com encontros com mais de 30 líderes, “mais que Bolsonaro em 4 anos”.

O Liberátion citou até críticas feitas nas redes sociais do petista. “Lula, quando você vai visitar o Brasil?” e “Sente-se e trabalhe!”, foram alguns dos comentários feitos a Lula e republicados pelo jornal.

Mais críticas
Desta vez em um artigo aberto em seu portal de notícias, o Liberátion seguiu com as críticas a Lula especificamente a respeito do acordo entre Mercosul e União Europeia. Clique AQUI para ler gratuitamente.

“Em sua última visita à França, Lula havia sido mimado pela França rebelde, orgulhosa de aparecer com uma lenda da esquerda latino-americana. Três anos depois, o ex-metalúrgico, reeleito presidente do Brasil em outubro , está de volta a Paris. Mas o propósito de sua visita é suficiente para perturbar seus amigos políticos franceses. Lula se apresenta como um ardoroso defensor do acordo de livre comércio entre a União Européia e o Mercosul, ao qual os rebeldes se opõem resolutamente.”, diz o jornal indicando que a esquerda francesa se opões ao acordo, justamente como acusava o ex-presidente Jair Bolsonaro para explicar que os ataques que seu governo recebia do país europeu tinham intenções de ‘melar’ a proposta.

Diz o artigo: “Lula quer justamente “levantar a questão do endurecimento do acordo comercial pelo parlamento francês” , insatisfeito com as exigências ambientais francesas e europeias. Uma posição que contraria as expectativas da esquerda na França, grande parte da qual se valeu da prioridade dada à ecologia do sucessor de Jair Bolsonaro para se opor ao tratado.”.


Fonte: Poder360
Foto: reprodução Liberátion; Ricardo Stucker (Palácio do Planalto)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Em nova gafe, Biden põe mão no peito e depois retira ao perceber que era hino da Índia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma nova gafe nessa quinta-feira (22) ao se encontrar com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, na Casa Branca, em Washington. No começo da cerimônia, durante a execução do hino nacional indiano, Biden levou a mão ao peito em sinal de respeito, […]