STF forma maioria para condenar mais 6 pessoas pelo ‘8 de Janeiro’

direitaonline



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta segunda-feira (16), maioria de votos pela condenação de mais seis réus pelos atos de 8 de janeiro. Apesar do entendimento, a pena dos acusados ainda não foi definida.

Pela modalidade virtual, os ministros inserem os votos no sistema eletrônico e não há deliberação presencial. O julgamento é aberto com o voto do relator. Em seguida, os demais ministros passam a votar até o horário limite estabelecido pelo sistema.

Até o momento, seis dos 11 ministros votaram pela condenação dos réus pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e dano qualificado. O julgamento virtual será finalizado às 23h59.

Votaram os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cristiano Zanin e Edson Fachin votaram a favor das condenações.

A condenação atinge os réus Reginaldo Carlos Begiato Garcia, Claudio Augusto Felippe, Jaqueline Freitas Gimenez, Marcelo Lopes do Carmo e Edineia Paes da Silva Dos Santos. Com base nos votos que já foram proferidos, a pena dos acusados deve ficar em torno de 17 anos de prisão. A pena do réu Jorge Ferreira deve ficar em 14 anos.

Veja quem são os réus:
• Cláudio Augusto Felippe, 59, de São Paulo (SP), militar reformado, preso no Palácio do Planalto;
• Jaqueline Freitas Gimenez, 40, de Juiz de Fora (MG), autônoma, presa no Palácio do Planalto;
• Marcelo Lopes do Carmo, de Goiânia (GO), encarregado de limpeza e motorista de aplicativo, preso no Palácio do Planalto;
• Reginaldo Carlos Begiato Garcia, 55, desempregado, de Jaguariúna (SP), preso no Congresso;
• Edineia Paes da Silva dos Santos, 38, faxineira, de Americana (SP), presa no Palácio do Planalto;
• Jorge Ferreira, 59, agricultor, de Miracatu (SP), preso no Palácio do Planalto.

E veja também: Aos 29 anos, morre o fisiculturista Christian Figueiredo. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fonte: Agência Brasil; Estadão
Foto: Reprodução/Polícia Federal (via Estadão)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo belga confirma morte de terrorista que assassinou dois torcedores suecos

Na noite em que a Bélgica enfrentou a Suécia em um jogo das eliminatórias da ‘Eurocopa 2024’, um atentado chocou Bruxelas. O evento ocorreu na segunda-feira, às 19h14, horário local. O agressor, um homem de nacionalidade tunisina, estava em situação ilegal na cidade. A partida foi cancelada após a notícia […]