Randolfe vai ao STF para que Moraes acione Bolsonaro em crime de “desobediência”

direitaonline



Randolfe Rodrigues (Rede-AP) ingressou com pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o ministro Alexandre de Moraes “adote as medidas cabíveis” contra o presidente Bolsonaro (PL), após o chefe do Executivo não comparecer a um depoimento marcado pelo ministro.

Na ação, Randolfe argumenta que o presidente teria cometido crime de desobediência por, na visão do senador, não cumprir uma ordem judicial. “Mais do que um óbice ao curso das investigações, em verdade, o ordenamento jurídico, no art. 330 do Código Penal, enquadra essa conduta como crime de desobediência”.

Segundo o artigo 330 do Código Penal, a pena para “desobediência” é detenção de 15 dias a seis meses, mais multa.
Randolfe vai além e ainda pede enquadramento no crime de responsabilidade, o que, na visão do senador, poderia ocasionar um pedido de impeachment.

Além disso, Randolfe ainda usou o documento para atacar Bolsonaro, dizendo que o presidente “demonstrando seu mais cristalino desprezo pelo Poder Judiciário e reiterando seu costumeiro ataque às instituições democráticas e republicanas, optou por desobedecer a ordem exarada por Vossa Excelência [Moraes] e faltar ao depoimento”.

Na sexta-feira, o presidente Bolsonaro enviou oficio a Alexandre de Moraes explicando que abre mão de seu depoimento. Ainda lembrou o ministro que, segundo decisão da própria Corte, não pode ser vítima de condução coercitiva. Clique aqui para ver.

E veja também: Príncipe Imperial do Brasil e Padre Paulo Ricardo também manifestam pesar pela morte de Olavo. Clique aqui para ver.

Nosso canal no Whatsapp!
Entre! ⬇️
1⃣2⃣encurtador.com.br/nq489

Fontes: Metrópoles; Pleno News

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Governo Federal fecha 2021 com 66 mil venezuelanos interiorizados

O projeto “Operação Acolhida” fechou 2021 com 66.257 venezuelanos interiorizados em território brasileiro. São pessoas que chegam ao Brasil fugindo da ditadura socialista de Nicolas Maduro e que recebem toda a preparação para seguirem a vida no Brasil, como cursos profissionalizantes e aulas de português. Segundo estimativas da ONU, mais […]