PT e PSB formalizam apoio à reeleição de Arthur Lira na Câmara dos Deputados

direitaonline



O Partido dos Trabalhadores (PT), de Lula, e o PSB, de Geraldo Alckmin, anunciaram formalizaram o apoio à reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (29).

O anúncio foi feito pelos líderes de cada partido. Pelo PT, o deputado Reginaldo Lopes (MG), disse que Lira foi o “primeiro” a reconhecer o resultado das urnas, em 30 de outubro. “Nós decidimos pelo apoio à reeleição do presidente Arthur Lira, compreendendo que o próprio presidente foi o primeiro a reconhecer a legitimidade das urnas popular e nós entendemos que é fundamental essa estabilidade institucional”.

Os dois partidos, além de PV e PCdoB, que integram a federação com o PT, somam 80 deputados em 2023. PT: 68; PV: 6 e PCdoB: 6; PSB terá 14 deputados.

Outros 11 partidos anunciaram apoio à reeleição de Lira. PP, União Brasil, Republicanos, Podemos, PDT, PSC, PV, PTB, Patriota, Solidariedade e Pros. PL e PSD indicaram que devem apoiar a recondução do atual presidente da Câmara. O MDB, provavelmente, fechará com Lira. Todas essas siglas devem conceder mais de 400 votos à Lira, garantindo sua reeleição.

O apoio do PT à Lira, evidentemente, tem interesse na aprovação da PEC dos R$ 200 bilhões fora do teto. A troca de apoio também poderia garantir aos petistas cargos-chave, como a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. Segundo a CNN, em seu portal de notícias, petistas ouvidos pela emissora afirmam que Lira pode ser “bom para Lula como foi para Bolsonaro”.

Eles defendem a declaração de apoio a Lira sob a alegação de que Lula precisa de “estabilidade para governar” e que o mesmo erro cometido quando o presidente da Câmara era Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não pode se repetir: Cunha, desafeto do PT, fora eleito em 2015 derrotando Arlindo Chinaglia (PT-SP), apoiado pelo governo Dilma Rousseff. No ano seguinte, o peemedebista abriu o impeachment da ex-presidente.

E veja também: PT deve anunciar amanhã (29) apoio à reeleição de Arthur Lira em troca da PEC. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX de qualquer valor.
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Metrópoles; CNN
Fotos: Agência Câmara

Gostou? Compartilhe!
Next Post

STF arquiva pedido para investigar presidente Bolsonaro por “interferência na Petrobras”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso decidiu hoje (29) arquivar um pedido de parlamentares de oposição para investigar o presidente Jair Bolsonaro pela suposta tentativa de “interferência na Petrobras”. Em junho deste ano, os parlamentares pediram à Procuradoria-Geral da República (PGR) abertura de investigação com base […]