Projeto inclui imunizante contra varíola dos macacos no calendário nacional de vacinação

direitaonline



O Projeto de Lei 1917/22 inclui a vacina contra a varíola dos macacos no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS), passando a ser obrigatória para todas as pessoas indicadas em regulamento do Ministério da Saúde. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo a proposta, a imunização deverá ser feita com a vacina composta pelo Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN), indicado para a prevenção da varíola dos macacos (em inglês, monkeypox).

Autor do projeto, o deputado Geninho Zuliani (União-SP) argumenta que, com a erradicação da varíola humana no Brasil em 1980, e a consequente suspensão das ações de vacinação no País, a susceptibilidade da população à doença vem aumentando.“No dia 3 de julho de 2022, o Ministério da Saúde informou que, até o momento, o Brasil já registrou 76 casos de varíola dos macacos”, diz o parlamentar.

O deputado avalia que não se deve esperar o surto tomar maiores proporções para que se decida incluir o imunizante no Programa Nacional de Imunização (PNI). Clique AQUI para votar na enquete da Câmara dos Deputados sobre a proposta.

STF
O deputado federal Israel Batista (PSB-DF), por meio do PSB (partido Socialista Brasileiro), protocolou uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) com pedido de liminar para obrigar o governo federal a adotar as medidas necessárias para o combate à varíola dos macacos e para as estados serem autorizados a adotar ações que julgarem necessárias, inclusive, a vacinação compulsória. Clique AQUI para ler mais.


Fonte: Câmara dos Deputados
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

Gostou? Compartilhe!
Next Post

CNN contrata Felipe Moura Brasil para “subir a audiência”

Felipe Moura Brasil foi contratado pela CNN Brasil. As informações são do site especializado TV POP, divulgadas nesse sábado (13). Segundo o portal, a intenção da CNN é “subir a audiência” em ano de eleição. “A ideia da contratação de Felipe Moura Brasil é reforçar o time da CNN Brasil […]