O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, foi um dos convidados do casamento real, neste sábado (7), em Portugal, da infanta Maria Francisca com o advogado Duarte de Sousa Araújo Martins, no primeiro casamento real em Portugal em quase três décadas.
A presença repercutiu na imprensa portuguesa porque Portugal, oficialmente, deixou de ser uma monarquia para se tornar república, assim como o Brasil.
Por aqui, o golpe militar republicano foi em 15 de novembro de 1889. Já em Portugal, aconteceu em 5 de outubro de 1910. Já o Reino Brasil, Portugal e Algarves foi encerrado com a proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822.
À imprensa portuguesa, Marcelo Rebelo disse que compareceu ao casamento por ter “relação pessoal muito antiga” que tem com os “pais da noiva”.
👑 Respeito histórico, falta isso ao Brasil.#casamentoreal #casamentinfanta #casamentorealportugues #casamentoduquesadecoimbra #mariafranciscadebraganca #casamentomariafranciscadebragança pic.twitter.com/HQUN5K8w6C
— TV Imperial (@tvimperial7) October 7, 2023
Além disso, o presidente português dirigiu durante vários anos a ‘Fundação da Casa de Bragança’, cargo que deixou quando foi eleito Presidente. A organização reúne membros da família real portuguesa, da mesma forma que a ‘Casa Imperial do Brasil’ faz por aqui, defendendo a restauração monárquica e mantendo as tradições reais de membros da família.
Por fim, Rebelo justifica que o governo português, desde 1985, com o presidente Mário Soares, mantém Duarte Pio e Isabel Herédia como convidados oficiais integrados na lista do protocolo presidencial, como herdeiros dos chefes de Estado durante mais de sete séculos da História de Portugal.
Duarte Pio de Bragança é o chefe da ‘Casa de Bragança’ e defensor da restauração monárquica em Portugal. Isabel Herédia, sua esposa, e Maria Francisca a filha do casal real.
Segundo o portal Publico, de Portugal, outras figuras da República portuguesa — “todas politicamente situadas à direita”.
Antigos governantes, como Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Durão Barroso, também estarão presentes na boda real, tal como o Grão Mestre da Ordem de Malta e representantes das casas reais do Luxemburgo, Brasil, Liechtenstein, França, Áustria, Bulgária, entre outros membros de várias famílias reais estrangeiras.
O casamento Real
A Infanta Maria Francisca de Bragança, Duquesa de Coimbra , filha única do Duque e da Duquesa de Bragança , casou-se com Duarte de Sousa Araújo Martins na Basílica Palácio de Mafra dentro do Palácio Nacional de Mafra no dia 7 de Outubro, sendo este o primeiro Casamento Real Português em mais de um quarto de século.
A Infanta Maria Francisca chegou numa carruagem com o seu pai, Dom Duarte Pio, o Duque de Bragança, ao Palácio de Mafra, que a conduziu pela nave central da Basílica Palácio de Mafra. Assista abaixo e, sem seguida, veja mais fotos do casamento.
Infanta Maria Francisca de Bragança, Duchess of Coimbra is marrying Duarte de Sousa Araújo Martins at the Basílica Palácio de Mafra today!
🔗 https://t.co/9fIlN1C3x9pic.twitter.com/m20uOz77D0
— The Royal Watcher (@saadsalman719) October 7, 2023
Ver essa foto no Instagram
APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de sua ajuda!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander