Presidente da CCJ propõe que 2025 seja o ‘Ano Nacional D. Pedro II’

direitaonline



A Monarquia Brasileira pode receber uma homenagem em 2025. A deputada federal Caroline de Toni (PL-SC), nova presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara que em 2025 seja festejado o “Ano Nacional D. Pedro II”. A proposta foi apresentada na quinta-feira (21). Clique AQUI para ver na íntegra.

O projeto protocolado pela parlamentar conservadora do ‘PL’ tem como objetivo homenagear os 200 anos do nascimento de Dom Pedro II, o segundo e último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I com Maria Leopoldina, ele reinou no país entre 1840 a 1889, ano em que o sistema monárquico foi derrubado.

A aprovação da lei proposta por Caroline afetaria diretamente órgãos federais, estaduais e municipais, que seriam obrigados a promover eventos como debates, palestras e publicações para divulgar a vida de Dom Pedro II e o “Magnânimo”, obra do imperador brasileiro.

No projeto de lei proposto, a deputada do PL justifica a homenagem com diversos pontos. Ela afirma que, durante o reinado de Dom Pedro II, o Brasil “foi vitorioso em vários conflitos armados na região do Prata”. De Toni também ressalta que o imperador nunca reprimiu a implementação da República no país.

“D. Pedro II não permitiu nenhuma medida contra a propaganda republicana e não apoiou qualquer tentativa de restauração da monarquia por meio violento”, pontua a parlamentar no projeto.

A parlamentar também enaltece a figura do soberano brasileiro: “Erudito, conhecido e reconhecido, o Imperador estabeleceu reputação como um vigoroso patrocinador do conhecimento, da cultura e das ciências. Conquistou o respeito e admiração de estudiosos como Graham Bell, Charles Darwin, Victor Hugo, Richard Wagner, Louis Pasteur, dentre outras personalidades de seu tempo.”

Por fim, cita a melancolia vivida por Dom Pedro II após ser expulso do seu país: “O imperador deposto passou os seus últimos dois anos de vida no exílio na Europa, vivendo só.”

Ocupando a presidência da CCJ, Caroline de Toni tem uma importante função na Câmara. A deputada é a encarregada de controlar a pauta da comissão de maior magnitude do parlamento. Ela avalia se os projetos estão conforme a Constituição, responsável por estabelecer as bases da República brasileira. E mais: Comissão no Senado aprova projeto que limita remoção de conteúdo em redes sociais. Clique AQUI para ver. (Foto: Agência Cãmara; Fontes: O Globo; Agência Câmara)

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Ministro da Justiça revela motivações para morte de Marielle Franco (Psol)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a disputa na votação do ‘Projeto de Lei 174/2016’ na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, que trata da regularização de um condomínio na zona oeste do Rio de Janeiro, foi um dos principais motivadores para as mortes da […]