Presidente Bolsonaro processa Alexandre de Moraes no STF por abuso de autoridade

direitaonline



O presidente Bolsonaro (PL) protocolou, nessa terça-feira (17), no Supremo Tribunal Federal (STF), uma queixa-crime contra Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. Representado pelo advogado Eduardo Magalhães, o chefe do executivo classifica sua inclusão no inquérito das fake news como injustificável. A notícia-crime foi encaminhada ao presidente do Supremo, ministro Luiz Fux.

No documento, Bolsonaro aponta que Moraes teria realizado “sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”. Assim, o presidente e seu advogado apresentam cinco justificativas que fundamentam a ação contra o ministro. São elas:

– injustificada investigação no inquérito das Fake News, quer pelo seu exagerado prazo, quer pela ausência de fato ilícito.
– o fato de o ministro “não permitir que a defesa tenha acesso aos autos”
– o inquérito das Fake News não respeita o contraditório
– Moraes teria decretado, contra investigados, medidas não previstas no Código de Processo Penal, contrariando o Marco Civil da Internet.
– Polícia Federal já teria concluído que Bolsonaro não teria cometido crime na live sobre as urnas eletrônicas – motivo pelo qual o presidente se tornou alvo do inquérito das fake news – e Moraes “insiste em mantê-lo como investigado”.

A defesa do presidente afirma, também, que Moraes acatou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) para arquivar o extinto inquérito dos atos antidemocráticos, mas que, na sequência, o ministro determinou a abertura do inquérito das “milícias digitais” e continuou usando materiais obtidos na investigação anterior. “Ou seja, trata-se de novo Inquérito (milícias digitais), mas cujo conteúdo e temas investigados são exatamente os mesmos do Inquérito arquivado (atos antidemocráticos)”.

O relator do processo será o ministro Dias Toffoli. Ele está cumprindo agenda na República Dominicana e volta ao país nesta quinta-feira (19). Clique aqui para ler a ação contra Moraes.


Fonte: Gazeta do Povo

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Vento de 150 km/h tomba caminhão com motorista dentro em Santa Catarina

Um caminhão estacionado em um posto da Polícia Militar Rodoviária, na Serra do Rio Castro, foi tombado pela força do vento, na madrugada desta quarta-feira (18), em Santa Catarina. Segundo a PMRv, a velocidade do vento no momento estava na casa dos 150 km/h. Assista abaixo! O motorista estava dentro […]