O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, afirmou nessa terça-feira (20) que o país discorda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao equiparar a ação israelense na Faixa de Gaza ao extermínio de judeus perpetrado por Adolf Hitler na Alemanha nazista.
O representante norte-americano declarou não haver genocídio na região. A declaração ocorreu durante coletiva de imprensa no Departamento de Estado dos EUA.
Um jornalista questionou o porta-voz se os comentários do petista sobre a operação militar de Tel Aviv em Gaza e o Holocausto seriam abordados pelo presidente brasileiro e pelo secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, que chegou ao Brasil ontem (20) e se reúne com o governo brasileiro hoje (21) pela manhã.
“Obviamente, nós discordamos desses comentários. Fomos bastante claros que não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza. Queremos ver o conflito encerrado quando for possível. Queremos ver aumento de ajuda humanitária para civis em Gaza. Mas não concordamos com esses comentários”, respondeu Miller.
Lula se reunirá com o secretário norte-americano, que também participará da reunião do G20. Ambos deverão discutir questões bilaterais e globais, especialmente os conflitos na Faixa de Gaza e a guerra na Ucrânia, conforme informações inicialmente divulgadas pela Casa Branca. Assista abaixo! E mais: Menina de 8 anos morre no DF após contrair dengue hemorrágica. Clique AQUI para ver.
🇺🇸🇧🇷 | Porta-voz do Departamento de Estado dos EUA sobre fala de Lula: “Obviamente, nós discordamos desses comentários… não acreditamos que um genocídio ocorreu em Gaza.” pic.twitter.com/h2S8NzY1cV
— Nova Era Mídia (@novaeramidia) February 20, 2024