Islândia evacua cidade à espera de erupção vulcânica nos próximos dias

direitaonline



Autoridades islandesas disseram nesse sábado (11) que estão se preparando para uma erupção vulcânica no sudoeste da ilha nos próximos dias, após uma série de terremotos e evidências de magma se espalhando rapidamente no subsolo.

O Gabinete Meteorológico da Islândia disse que havia um risco “considerável” de uma erupção na península de Reykjanes ou perto dela devido ao tamanho da intrusão subterrânea de magma e à velocidade com que se movia.

“A probabilidade de uma erupção aumentou desde esta manhã e uma erupção pode começar a qualquer momento nos próximos dias”, afirmou num comunicado.

A Agência de Proteção Civil da Islândia ordenou durante a noite a evacuação completa de Grindavik, uma cidade pesqueira com cerca de 3.000 residentes.

A região de Reykjanes assistiu a várias erupções em áreas despovoadas nos últimos anos. Espera-se que o último comece no fundo do mar a sudoeste de Grindavik, disse o escritório meteorológico.

Um túnel de magma, ou rocha derretida, que se estende para nordeste através de Grindavik e cerca de 10 km mais para o interior, foi estimado na noite de sábado a uma profundidade de menos de 800 metros, em comparação com 1.500 metros no início do dia, disse o escritório.

Na quinta-feira, o aumento da atividade sísmica levou ao encerramento do spa geotérmico Lagoa Azul, uma das principais atrações turísticas da Islândia.

Reykjanes é um ponto quente vulcânico e sísmico a sudoeste da capital Reykjavik. Em março de 2021, fontes de lava irromperam espetacularmente de uma fissura no solo medindo entre 500 e 750 metros de comprimento no sistema vulcânico Fagradalsfjall da região.

A atividade vulcânica na área continuou durante seis meses naquele ano, levando milhares de islandeses e turistas a visitarem o local. Em agosto de 2022, ocorreu uma erupção de três semanas na mesma área, seguida por outra em julho deste ano.

O sistema Fagradalsfjall, que tem cerca de 6 km de largura e 19 km de comprimento, permaneceu inativo durante mais de 6.000 anos antes das recentes erupções.

 

 

 

E veja também: Maduro anuncia referendo para anexar território da Guiana. Clique AQUI para ver.


APOIO!
Pix: Você pode nos ajudar fazendo um PIX ? Precisamos de apoio!
Nossa chave de acesso é direitaonlineoficial@gmail.com | Banco Santander


Fontes: Reuters
Foto: reprodução redes sociais

Gostou? Compartilhe!
Next Post

Fachin vota por rejeitar mais uma denúncia contra petista Gleisi Hoffmann

O ministro Edson Fachin, relator dos processos remanescentes da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), votou por rejeitar mais uma denúncia contra a presidente nacional do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR). O caso é julgado no plenário virtual, em que os ministros votam remotamente, em sessão prevista […]