O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi convidado para participar da cerimônia de posse do ministro Kassio Nunes Marques na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para esta terça-feira (12), em Brasília.
Apesar de cumprir prisão domiciliar, Bolsonaro recebeu o convite seguindo o protocolo tradicional adotado pelo tribunal, que costuma chamar presidentes e ex-presidentes da República para eventos oficiais da Corte.
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também foi convidado para a solenidade.
Nunes Marques assumirá o comando do TSE no lugar da ministra Cármen Lúcia, que decidiu antecipar sua saída da presidência, inicialmente prevista para junho. A vice-presidência da Corte ficará sob responsabilidade do ministro André Mendonça.
Indicados ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o governo Bolsonaro, Nunes Marques e Mendonça terão a missão de conduzir a Justiça Eleitoral durante as eleições deste ano.
A troca de comando acontece a menos de cinco meses do primeiro turno. Ao anunciar a antecipação da mudança, Cármen Lúcia afirmou que a decisão buscava assegurar “equilíbrio e calma” na transição administrativa do tribunal. Segundo a ministra, alterações na presidência muito próximas ao período eleitoral poderiam afetar a estabilidade da organização do pleito.
A mudança também provocará alterações na composição do TSE. Com a saída de Cármen da Corte eleitoral, o ministro Dias Toffoli passará a integrar o tribunal. A expectativa é que ele participe da sessão plenária prevista para quinta-feira.
O mandato de Nunes Marques à frente do TSE seguirá até maio de 2028. Na sequência, André Mendonça assumirá a presidência da Corte e permanecerá no cargo até 2030, período que antecede outra eleição presidencial. E mais: Justiça decide sobre processo de Marçal contra jornalista da Globo. Clique AQUI para ver. (Foto: STF; Fonte: Cláudio Dantas)
🚨VEJA – Ministro Nunes Marques convida Bolsonaro para sua posse como presidente do TSE pic.twitter.com/SAlhfIi946
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 11, 2026

